Poetas homenageiam Luís Nazareth Barbosa

16 de março de 2013

José Luís Nazareth Barbosa, nome de vulto da sociedade e cultura ribatejana, que faleceu no dia 21 de novembro de 2012, aos 85 anos, vai ser homenageado, a título póstumo, durante o III Encontro de Poetas Locais que se realiza este sábado, 16 de março, às 15h30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

 

Madeirense de nascença mas ribatejano de vida, desde os 5 anos de idade, Luís Nazareth Barbosa foi radialista, diretor de programas na Rádio Ribatejo, e trabalhou durante vários anos na Direção Geral dos Serviços Prisionais, onde viria a fazer carreira. Esteve dois anos no Linhó, tirou um curso de psicologia criminal que, com as bases do bacharelato em psicologia que já tinha, lhe deu mais tarde equivalência a licenciatura.

 

Grande parte da sua vida - 36 anos - foi passada no meio prisional, tendo estado 18 anos em Alcoentre e mais 18 anos no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, como diretor, até se reformar aos 66 anos.

 

A ligação a Alcoentre perdurou durante quase quatro décadas, tendo-se envolvido bastante com a comunidade local. Foi encenador de um grupo de teatro, presidente da Casa do Povo local, e chegou a vereador da Câmara de Azambuja.

 

Com a reforma regressou a Santarém, onde manteve a ligação à cultura através da Orquestra Típica Scalabitana, como apresentador, declamador e letrista de serviço. Escreveu canções para vários artistas locais.

 

 

Poetas dos 16 e os 91 anos reunidos em Santarém

 

O III Encontro de Poetas Locais que assinala as comemorações do Dia Mundial da Poesia (21 Março) vai reunir um vasto leque de participantes com idades compreendias entre os 16 e os 91 anos.

 

Entre eles estarão Arlete Piedade, Beatriz Vaz, Deolinda da Costa Saraiva, Eduardo Augusto de Vasconcelos de Nazareth Barbosa, Emília Marcelino Daniel Marques Leitão, Fernando Morgado Fernandes, Filomena Custódio, Francisco Ramos, Helena Nogueira, Joaquim Ernesto da Fonseca, Joaquim Vale Cruz, Jorge Eduardo Gonçalves Coutinho Lopes, Lídia Frade, Maria Antónia Sousa Lança, Maria Assunção Vieira, Maria da Conceição Martins de Matos, Maria Elisa Conceição Vicente de Figueiredo Duarte, Maria Inês Cordeiro Fragoso, Maria Ivone Duarte Morais Carrolo, Maria Judite Ferreira Leitão, Miguel Raimundo, Pedro Gon, Rui Meneses e Samuel Pimenta.

 

 

Rede Regional

 

Comente esta notícia:

Comments: 0