Vila de Serra d'El Rei conhece o novo pároco

3 de outubro de 2012

A paróquia de Serra d'El Rei, que pertencia à unidade pastoral de Óbidos, volta à zona de Peniche
A paróquia de Serra d'El Rei, que pertencia à unidade pastoral de Óbidos, volta à zona de Peniche

A Igreja paroquial de Serra d’El Rei do concelho de Peniche encheu para acolher o novo pároco, padre Pedro Silva, no passado dia 30 de setembro, empossado pelo cónego Nuno Isidro Cordeiro, vigário geral do Patriarcado de Lisboa. 

 

O padre Pedro Silva, dirigente das paróquias de Peniche assume uma nova missão, adquirindo agora a responsabilidade da paróquia de Serra d’El Rei, na companhia do seu coadjutor Salvatore Forte, que assumirá também na mesma função, a paróquia de Atouguia da Baleia. O presbítero de Peniche sucede ao padre Paulo Gerardo que durante seis anos exerceu o seu ministério pastoral, auxiliado pelos padres José Miguel Ramos, João Vergamota e Ivo Santos, contando com a colaboração dos diáconos permanentes de Óbidos, Maximino Martins e Raúl Penha. Quinze anos depois, a paróquia de Serra d’El Rei que pertencia à unidade pastoral de Óbidos volta à zona de Peniche.   

 

Na Eucaristia de tomada de posse esteve presente o padre Gianfranco Bianco, pároco de Atouguia da Baleia, que recebeu recentemente a nomeação expressa do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo, como novo vigário da Vigararia Caldas da Rainha/Peniche. A celebração contou ainda com a presença das Irmandades, das Almas e do Santíssimo Sacramento, o presidente da junta de freguesia António Filipe e do vice-presidente da Câmara de Peniche Jorge Amador, e de centenas de cristãos dos concelhos de Óbidos e Peniche que fizeram questão de testemunhar o acontecimento religioso.   

 

Ao JORNAL DAS CALDAS, o padre Paulo Gerardo partilhou o testemunho dos 6 anos à frente da paróquia de Serra d’El Rei, exprimindo um “balanço rico”, onde “vi a comunidade a corresponder aos apelos que lhe foram sendo propostos”, presenciando a “algum crescimento”, já que a maior parte das graças que surgem “devem-se sempre à ação de Deus, manifestada através do nosso trabalho”.

 

O sacerdote salientou a conversão de algumas pessoas e o crescimento progressivo da vida cristã, destacando o aperfeiçoamento do ensino infantil e juvenil paroquial. “Quando chegámos à paróquia, a catequese não passava do 6º ano”, e um dos objetivos necessários foi “ir fazendo que ano após ano, houvesse mais um volume de catequese”, revelou o presbítero exprimindo a concretização do 9º ano, que neste novo ano pastoral já será aplicado o seguinte volume.

 

Segundo o padre Paulo Gerardo, o bom desempenho das atividades deve-se ao trabalho “muito bom do grupo de catequistas excecionais”, que conseguiram fazer “algumas maravilhas, aliás, deixaram que Deus as fizesse através delas e do seu trabalho”.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas nº 1066 de 3 de outubro de 2012)

O novo pároco padre Pedro Silva sucede ao padre Paulo Gerardo que durante seis anos exerceu o seu ministério pastoral na paróquia de Serra d'El Rei
O novo pároco padre Pedro Silva sucede ao padre Paulo Gerardo que durante seis anos exerceu o seu ministério pastoral na paróquia de Serra d'El Rei

MULTIMÉDIA

Vídeo desta reportagem disponível em breve...

 

Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 0