Peniche acolhe encerramento do Cursilho de Cristandade de Senhoras 447

 

8 de maio de 2013

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da região Oeste dinamizou o 447º Cursilho de Senhoras da Diocese de Lisboa, de 10 a 13 de Abril em Fátima, com a participação de vinte novas cursilhistas dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.


Num ambiente de grande festa, emoção e muita alegria, a clausura de encerramento do cursilho realizada este ano na cidade piscatória de Peniche, acolheu as novas cursilhistas no Auditório Municipal, desafiando-as a testemunhar a descoberta e o encontro vivido com Jesus Cristo naqueles dias. 


O padre José Dionísio, novo assistente espiritual do Cursilho de Cristandade na região Oeste, acompanhado pelo padre António Fialho, referiu no encerramento que “durante estes dias que vivemos, fomos enchendo as talhas de água até ao cimo, como o Senhor nos pediu e até ao último dia Ele transformou-o em vinho”. 


O JORNAL DAS CALDAS falou com Nela Chaves, reitora do cursilho 447, a qual fez o balanço enriquecedor do encontro, reforçando as palavras do assistente espiritual, “essa grande graça que o Senhor operou naquelas novas cursilhistas estava bem à vista naqueles testemunhos finais”. Segundo a responsável, foi evidente “o poder da oração” da comunidade cristã durante os dias vividos em retiro. 


A cursilhista manifestou que quando se vive “de coração aberto”, “frente a frente com Jesus Cristo, a nossa vida muda completamente”. “A experiência de passar por um Cursilho de Cristandade é uma grande oportunidade que temos para esse encontro e a partir daí passamos a testemunhar com outra alegria o Amor de Jesus Cristo, a todos os que se cruzam connosco no dia-a-dia”, partilhou Nela Chaves. 


Após o encerramento do cursilho 447, a Eucaristia foi celebrada na Igreja da Misericórdia e contou com a participação da comunidade cristã local.

 

Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento da Igreja Católica que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes. Este movimento consiste numa realidade humana organizada, viva e atuante; constituída pelo conjunto de homens e mulheres que, depois de terem feito o Cursilho de três dias, adotaram a mentalidade e os princípios fundamentais e, seguindo um método próprio, unem-se para ajudarem mutuamente a viver de um modo mais autêntico a vida cristã, realizando de uma nova maneira a sua relação com Deus, consigo mesmo, com os homens e com o mundo; a fim de que outras pessoas respondam também à chamada de Deus.

 


João Polónia/Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas nº 1097 de 8 de maio de 2013)

 

http://www.jornaldascaldas.com/Cursilho_de_Cristandade_de_Senhoras

 

Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 0