Brasileiro venceu prova do circuito mundial de surf em Supertubos

 

26 de Outubro de 2011

Adriano de Sousa levado em ombros é o vencedor do Rip Curl Pro Portugal 2011
Adriano de Sousa levado em ombros é o vencedor do Rip Curl Pro Portugal 2011

O surfista brasileiro Adriano Souza venceu o Rip Curl Pro Portugal, nos Supertubos, em Peniche, depois de derrotar o favorito norte-americano Kelly Slater, dez vezes campeão do Mundo e que tinha vencido em Peniche em 2010.

 

No heat decisivo da nona e antepenúltima etapa do circuito, Adriano Souza contabilizou 15,67 pontos (09,00 e 06,67), enquanto Slater não foi além de 14,73 (06,83 e 07,90).

 

Kelly Slater assumiu que “foi o dia” de Adriano Souza. “Apanhei a onda errada, o Adriano apanhou a boa e logo aí percebi que ia ser muito difícil apanhá-lo”, reconheceu.

 

O surfista elogiou a “excelente” multidão que acorreu a Supertubos, durante os três dias de prova, com ondas grandes e consistentes.

 

“São todos tão simpáticos e quando as ondas estão a vir conseguimos ouvir toda a gente a gritar. Há sempre um grande entusiasmo na praia”, sublinhou.

 

“O Kelly é o meu herói desde que ouvi falar em surf”, disse Adriano. “Ele é uma lenda viva e competir contra ele a este nível é mais do que um sonho que se tornou realidade. É graças a ele, mais do que a qualquer outro surfista, que estou onde estou e devo-lhe muito. As ondas estiveram incríveis nesse evento”, acrescentou. “Agora sou 45% português, 55% brasileiro”, afirmou, comovido, perante a praia cheia.

 

Apesar da derrota, Slater somou mais oito mil pontos e cimentou a liderança do circuito mundial, onde o australiano Owen Wright é segundo, depois de terminar a etapa portuguesa entre os décimos terceiros classificados, contabilizando apenas 1750 pontos. Adriano com este resultado sobe do sexto lugar do ranking para o terceiro.

 

Por momentos, durante a final, as atenções viraram-se para a areia. O surfista Matt Wilkinson decidiu oferecer uma das suas pranchas ao público, mas não imaginou a confusão que a disputa pela recordação podia armar. Várias pessoas acabaram embrulhadas na areia.

 

 

Francisco Gomes (texto)

João Polónia (fotos)

 

Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/10/26/brasileiro-venceu-prova-do-circuito-mundial-de-surf-em-supertubos/

 

Comente esta notícia:

Comments: 0