Vigília de Oração pelas Ordenações Diaconais em Óbidos

 

23 de Novembro de 2011

Vigília vicarial na igreja paroquial de S. Pedro
Vigília vicarial na igreja paroquial de S. Pedro

 

“É necessário que Ele cresça e eu diminua”. Foi apoiado na leitura segundo S. João, que o seminarista David Palatino lançou o tema da vigília de oração pelas ordenações diaconais realizada em Óbidos no passado dia 5.

 

Iniciada a Semana dos Seminários e integrado no programa de preparação pelas Ordenações Diaconais, foi celebrada uma Eucaristia presidida pelo padre Filipe Santos, Director Espiritual do Seminário S. José de Caparide em Lisboa, na Igreja Santa Maria de Óbidos, que contou com forte participação de crianças da catequese da comunidade interparoquial de Óbidos e Serra d’El Rei, e alguns seminaristas que deixaram o seu testemunho de preparação para o ministério sacerdotal.

 

À noite, a vigília vicarial juntou jovens e paroquianos dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, e algumas comunidades de Lisboa, na igreja paroquial de S. Pedro, em oração pelos seminaristas que vão ser ordenados diáconos no próximo dia 27 pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo no Mosteiro dos Jerónimos. David Palatino, um dos tês jovens da Diocese de Lisboa, é natural do Bairro Senhora da Luz, concelho de Óbidos, e prepara-se para receber o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que visa o serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus. A celebração proporcionou a visualização de um vídeo com o historial fotográfico do seminarista David Palatino, cânticos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. Os presentes foram convidados a recolher um pequeno papel com o nome de um dos seminaristas, para assumir a responsabilidade de rezar por ele e de acompanhar a sua caminhada vocacional.

 

O seminarista David Palatino no seu testemunho salientou a importância da vivência no seminário que adquiriu nos últimos anos, como forma de resposta do seu ‘sim’, “preparando o meu coração para a missão”, a fim de “beber do cálice do Senhor e me consagrar todo a Ele”. O jovem afirma que este dom confiado por Deus é fruto da “gratuidade e pura obra do Senhor”, presente aos “homens através dos meus gestos e palavras”. “O Senhor configura o meu ser e a Sua missão, e eu torno-me Sua propriedade”, relevou David Palatino.

 

O seu ‘sim’ definitivo à vida de Deus, é uma “entrega por amor” aos cristãos, e através do “Evangelho pregado em palavras e obras”, pretende transformar a vida de cada pessoa.  

 


João Polónia

Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/11/28/vigilia-de-oracao-pelas-ordenacoes-diaconais-em-obidos/

 

Comente esta notícia

Comments: 0