Escuteiros inseridos no piquete dos Bombeiros Voluntários de Óbidos


16 de Novembro de 2011

Jovens viveram a experiência de ser bombeiro por um dia
Jovens viveram a experiência de ser bombeiro por um dia

 

Um dos projectos dos escuteiros de Óbidos está cumprido. Os caminheiros do Agrupamento 753 do Corpo Nacional de Escutas integraram as actividades no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, no dias 28 e 29 de Outubro, vivendo a experiência de "ser Bombeiro" por um dia.

 

O serviço, a mística dos Caminheiros, a interação entre bombeiros e escuteiros, e a participação na instrução do Departamento de Salvamentos Especiais, foram os principais objectivos propostos pelos jovens do Clã 49, que já há vários meses tencionavam dinamizar esta actividade.

 

A permanência dos elementos da IV Secção no Quartel dos Bombeiros iniciou-se à noite com a formatura, seguida de verificação e explicação das funções de cada veículo.

 

No dia seguinte, após a rotina anterior, "foram-nos mostrados vários métodos para apagar fogos florestais e urbanos, onde tivemos a possibilidade de vestir os fatos usados nestas situações e participar nas simulações", referiu o caminheiro Paulo Nunes. O "Grande Ângulo" foi a actividade mais desejada, pois serviu para a aquisição de conhecimentos, com a possibilidade de "testar a nível prático, como actuar nas diversas situações", revelou ainda o jovem caminheiro.

 

Para este grupo escutista, o balanço desta iniciativa "foi bastante positivo em todos os aspectos, deixando até aquele 'bichinho' de querer ser bombeiro", a aprendizagem foi bastante rica e "sentimos que é possível fazer mais pelos outros, afinal é isto que é ser Bombeiro e Escuteiro", sublinhou Paulo Nunes.

 

 

João Polónia

Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/11/17/escuteiros-inseridos-no-piquete-dos-bombeiros-voluntarios-de-obidos/

 

Comente esta notícia:

Comments: 0