Escuteiros de Óbidos celebram 40 anos com exposição

11 de Novembro de 2010

© João Polónia Fotografia de Autor
© João Polónia

O Agrupamento de Escuteiros 753 de Óbidos, do Corpo Nacional de Escutas, na comemoração do 40º aniversário da sua fundação, organizou uma exposição, a qual esteve patente até ao passado fim-de-semana na Casa do Pelourinho em Óbidos.

 

O espólio escutista foi visitado por cerca de 500 pessoas, antigos e actuais escuteiros de agrupamentos um pouco por todo o país e grupos de alunos do concelho de Óbidos, entre outros visitantes deixaram felicitações pelo empenho e dedicação demonstradas.

 

Esta mostra sobre os 40 anos de escutismo em Óbidos reuniu colecções, fotografias, documentos, uniformes, recordações, tornando esta exposição rica, dando a conhecer o movimento à comunidade. O destaque foi uma representação do escutismo, em diversos materiais de construção em ponto pequeno, com figuras ilustrativas, demonstrando actividades de campo, transmitindo o ideal escutista, nas suas quatro secções. Esta maqueta foi produzida em conjunto com o Agrupamento 325 de Sesimbra, visto também comemorar os seus 40 anos de existência.

 

O Bispo do Porto, na sua mensagem enviada, congratula-se com o agrupamento de Óbidos no seu 40º aniversário. D. Manuel Clemente recorda os tempos vividos intensamente, as actividades e reuniões quando o Núcleo do Oeste estava em crescimento, Agrupamento a Agrupamento, desde 1964. O sacerdote explica que “Óbidos, por sua vez, daria origem ao Agrupamento de Caldas, e assim sucessivamente. É uma história linda, de juventude e serviço, que quarenta anos dilataram e ainda projectam mais”. D. Manuel Clemente afirma que “muito do que aconteceu e acontece no Oeste – da Igreja à sociedade, da política à economia e à cultura – tem ligação directa ou derivada à grande aventura escutista que teve em Óbidos um dos seus pólos mais irradiantes”.

 

Há precisamente 40 anos, o então estudante Manuel Clemente, natural de Torres Vedras, apoiou em Óbidos o lançamento do Escutismo.

 

João Polónia

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/11/11/escuteiros-de-obidos-celebram-40-anos-com-exposicao/

 

Comments: 1
  • #1

    Paulo Mesquita (Saturday, 05 February 2011 17:42)

    Mais uma vez parabens ao 753 de Obidos, que possa fazer muitos mais 40 anos, a exposição estava bonita, obrigada ao Jornal de Caldas pela divulgação deste evento tão merecedor de ser dado a conhecer.