D. Nuno Brás visita Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

30 de janeiro de 2013

Foto João Polónia
(O Bispo responsável pela Zona Pastoral Oeste a interagir com os idosos do lar da Misericórdia)

No âmbito do Ano da Fé e da Visita Pastoral à Vigararia Caldas da Rainha - Peniche, o Bispo Auxiliar de Lisboa responsável pela Zona Pastoral Oeste encontra-se a visitar as diversas instituições sociais e culturais do concelho de Óbidos. No passado dia 23, D. Nuno Brás visitou as instalações da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, no Bairro Senhora da Luz, onde interagiu com funcionários, crianças e idosos, acompanhado pelos padres das paróquias locais.

 

A iniciativa pretendeu dar a conhecer ao Bispo da Diocese, o historial dos 500 anos da instituição, as principais preocupações de carater social e económico, as suas valências e recursos que incluem o Lar, o Apoio Domiciliário e a Creche, assim como a conservação do património religioso e cultural, que atrai a atenção de milhares de fiéis à Vila de Óbidos durante a Semana Santa.

 

Num encontro com os elementos da mesa administrativa e colaboradores da instituição, o Bispo Auxiliar de Lisboa afirmou que as Misericórdias são uma “preciosidade em Portugal”, devido ao contacto próximo com as pessoas, “que surgem das comunidades”. “Estas iniciativas de leigos não podem deixar de ser uma riqueza muito grande, não apenas em relação aos tempos passados, que no caso das Misericórdias foram pioneiras, mas também no dia-a-dia atual”, valorizou D. Nuno Brás, sublinhando a importância de “aliar a dimensão assistencial às corporais e espirituais”.    

 

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos enalteceu as boas relações entre a instituição e a igreja católica local, representada pelo pároco Paulo Gerardo, que juntos há já alguns anos, empenham-se no serviço da Unção e Pastoral dos Doentes. “Todos os Domingos, um grupo de voluntários da paróquia de Óbidos visitam os nossos utentes para distribuir a sagrada comunhão”, mencionou Carlos Orlando Rodrigues.

 

“Esta Misericórdia mostra como aqui em Óbidos ainda há pessoas que são capazes de olhar para o próximo, e de se inquietar com as suas necessidades”, elogiou o Bispo Auxiliar considerando que o gesto “deveria ser o normal da vida cristã, mas sabemos que infelizmente nem sempre acontece”

 

O responsável da instituição confirmou que existem cada vez mais doentes e idosos a procurar casas com o serviço de Apoio ao Domicílio, porque “são muitíssimo dependentes para tudo, seja para desenvolver uma atividade espiritual ou até criativa”. “Podemos afirmar que embora a situação económica atual seja difícil para todos nós, esta Santa Casa continua a ter muitos casos sociais”, certificou o provedor caracterizando o serviço como “uma resposta social barata” para os utentes, mas dispendiosa para a instituição.

 

D. Nuno Brás elogiou a preocupação constante da Misericórdia de Óbidos, em manter as finanças equilibradas, considerando ser uma atitude fundamental. “A instituição poderá ser pobre em bens materiais, mas depois há uma riqueza de humanidade e de coração muito grande que são as pessoas, seja membros da direção, os técnicos e os próprios utentes”, concluiu. 

 

Após a visita à Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, o Bispo Auxiliar de Lisboa conheceu ainda o Palácio d’El Rei, um lar particular existente há cerca de dois anos, em Trás do Outeiro na freguesia de Santa Maria de Óbidos, onde administrou o Sacramento da Penitência a uma utente de idade avançada.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas nº 1083 de 30 de janeiro de 2013)

 

http://www.jornaldascaldas.com/D_Nuno_Bras_visita_Santa_Casa_da_
Misericordia_de_obidos

Foto João Polónia
Na creche, as crianças visivelmente satisfeitas com a boa disposição de D. Nuno Brás
Foto João Polónia
O Bispo Auxiliar de Lisboa visitou as instalações da Misericórdia de Óbidos
Foto João Polónia
Não poderia faltar a Ginga de Óbidos para brindar

MULTIMÉDIA

Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 1
  • #1

    Manuel Cancio da Gama (Thursday, 31 January 2013 11:50)

    Excelente como sempre. Abraço.