Bairro Senhora da Luz acolhe o canto do Akathistos

 

11 de Janeiro de 2012

Celebração litúrgica
Celebração litúrgica

 

A comunidade do Bairro Senhora da Luz da Paróquia Santa Maria de Óbidos acolheu uma celebração litúrgica com o canto do Akathistos, um hino de louvor à Mãe de Deus entoado com o auxílio do Coro paroquial da Amoreira, no passado dia 30 de Dezembro.


O Akathistos é comum a todos os cristãos de rito bizantino, teve a sua origem na Igreja Oriental e é acolhido igualmente pela Igreja Católica como seu património vivo. Este hino existente há quinze séculos com designação grega significa «cantado de pé», pois os louvores do ministério que acontece em Maria são cantados nesta posição do princípio ao fim.


“Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parúsia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja”, explicou o diácono David Palatino, natural desta localidade do concelho de Óbidos. Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia, o Akathistos apresenta em forma de síntese orante, “tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria, em declarações do magistério e no consenso universal da fé”, sublinhou o diácono recentemente ordenado por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.  


Neste sentido, visto que a aldeia do Bairro vivia as festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, e em vésperas da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de Janeiro), os responsáveis desta comunidade paroquial consideraram que a oração estaria em consonância com o ambiente festivo desta altura.


A celebração colheu o agrado das cerca de 60 pessoas presentes, “agradecidas à Virgem Mãe pelo ano que findava e espantadas com a beleza desta composição mariana, que não pode deixar de nos fazer ‘tocar’ o mistério que se fez carne no seio de Maria”, revelou o diácono David Palatino.

 

 

João Polónia/JORNAL DAS CALDAS

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/01/17/bairro-senhora-da-luz-acolhe-o-canto-do-akathistos/

 

Comente esta notícia:

Comments: 1
  • #1

    Diácono Romero (Friday, 20 January 2012 00:57)

    Amigo João,

    Vejo que se tem empenhado e fico muito contente por verificar uma boa evolução no trabalho de comunicação.
    Agradeço que me vá pondo ao corrente das novidades e vou visitar o seu site. OK!!

    Abraço amigo
    diác. Romero