Círio de Nossa Senhora em peregrinação histórica à Nazaré


14 de Março de 2012

Grande receção na Nazaré
Grande receção na Nazaré

Mais de mil pessoas rumaram ao Sítio da Nazaré para acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora da Nazaré de Belém, Estado do Pará – Brasil, que pela primeira vez permaneceu no local de origem em visita histórica a Portugal no passado 1 de Março.

 

Durante a manhã, os fiéis encheram o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré para participar na eucaristia solene diante a imagem, onde a cantora brasileira Fafá de Belém, visivelmente emocionada cantou cânticos em louvor à Virgem Maria, auxiliada pelo pianista e superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo.

 

Esta peregrinação integrou a participação do Governo do Estado do Pará na 24ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que decorreu na Fil, de 29 de Fevereiro a 4 de Março, com o objetivo de promover “o Círio de Nazaré como ícone do segmento turístico religioso do Pará e da Amazónia”, declarou Adenauer Góes, Presidente da Paratur, entidade oficial pela visita da imagem peregrina a Portugal. 

 

O reitor padre José Luís Guerreiro exprimiu o primeiro sentimento de alegria e reconhecimento à organização pela “belíssima e feliz visita”, e deu as boas vindas aos peregrinos considerando que “esta casa de Nossa Senhora da Nazaré de Portugal também é vossa, que hoje acolhe cordialmente e quer convosco louvar e bendizer a Mãe de Jesus”.

 

O padre José Ramos, responsável pelo Círio e Basílica de Nazaré em Belém do Pará, na sua homilia, explicou que a concretização deste evento histórico deve-se não só,“à primeira vez que esta imagem peregrina sai do Brasil”, mas também como“uma oportunidade de um reencontro, um resgate da história que se faz de uma devoção tão preciosa que foi transplantada daqui para a Amazónia”.

 

O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora da Nazaré, é a maior manifestação religiosa católica do Brasil e o maior evento religioso do mundo, que todos os anos em Belém reúne cerca de 2,5 milhões de peregrinos. O sacerdote mencionou que Nuno Batalha, Presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, já viveu e testemunhou há alguns anos atrás, este acontecimento que “todo o povo ali se congrega para venerar a imagem da Virgem Maria”.

 

Num momento em que se fala muito de crise da fé na Europa e a história atravessa diversos ciclos, o presbítero afirmou que “esta grandiosa herança se deve aqui à Nazaré de Portugal”. Esta imagem designa “os corações das pessoas, sobretudo uma mensagem tão necessária para todos os tempos e mais ainda nos dias de hoje, a esperança, porque é onde está Maria e esta criança divina que ela traz nos próprios braços”, salientou o padre José Ramos, manifestando ainda que “a humanidade experimenta situações onde se encontra como num beco sem saída e não pode esperar de nenhuma criatura a redenção que não venha se não do céu”. O Presidente da Diretoria da Festa da Nazaré referiu que a Sagrada Família de Nazaré continua a ser “modelo da família”, aludindo às palavras de João Paulo II: “A salvação e a reintegração da humanidade passam sempre pela família”.     

 

“Quem pensava que depois de 500 anos que o Brasil foi descoberto, nós estaríamos aqui com um gesto de gratidão por aquilo que recebemos de vocês, hoje viemos aqui pessoalmente dizer Obrigado”, sublinhou o padre Sílvio Jaques, Pároco de Belém. O responsável da paróquia de Belém sentiu-se em casa, não só pela facilidade na língua materna e acolhimento, mas acima de tudo pela alegria transmitida pelos crentes presentes na celebração.

 

Coube ao Reitor do Santuário do Sítio da Nazaré encerrar o ciclo de meditação na celebração eucarística, onde frisou a importância do reconhecimento, “a reciprocidade da gratidão é muito importante, é não ficarmos indiferentes ao gesto de gratidão que os nossos irmãos trazem até nós”“Ser Reitor deste Santuário foi a géneses de todo o resto e tudo aquilo que se celebra no Brasil”, referiu o padre José Luís Guerreiro, caracterizando o Santuário da Nazaré como “uma marca não apenas nacional, mas também internacional, o qual não podemos olhar para este Templo com indiferença”. Segundo o sacerdote,“Deus conduz a história de cada um de nós, como Ele se serve de coisas pequeninas, para nós talvez insignificantes, mas de uma profundidade muito grande”“Como Deus se serve desta menina a Senhora de Nazaré, de Fátima, de Lurdes, de todos os tipos que ela tem, pela grandeza que representa para nós, e através d’Ele vai atuando na história da humanidade, utilizando-se da simplicidade, da nossa Mãe e Mãe de Jesus”, congregando multidões em todo o mundo. Para o responsável da Paróquia Pederneira/Nazaré da Diocese de Lisboa, existem dois valores fundamentais na vida dos cristãos: “este Senhor que quer fazer história contigo e esta Mãe que te acolhe no seu regaço”.

 

Jorge Barroso, Presidente da Câmara da Nazaré sentiu um “grande orgulho” em receber a comitiva e a imagem peregrina, e acentuou o papel do município na“promoção do desenvolvimento e bem-estar da população”. O responsável reforçou ainda que existe “um mar de oportunidades que devemos procurar desenvolver”, agora que se concretizou o primeiro passo, com esta peregrinação, e que pretendeu estreitar laços entre dois povos, que têm, em comum, a devoção a Nossa Senhora da Nazaré.

 

O presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha sublinhou a importância do evento, referindo que a “peregrinação brasileira até ao Santuário, no Sítio da Nazaré apadrinha um trabalho que tem de se continuar a desenvolver”.

 

A comitiva brasileira juntamente com os responsáveis locais, da parte da tarde, visitaram alguns dos símbolos da vila piscatória, e descerrou uma placa comemorativa do dia no Santuário da Nazaré.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas e Região da Nazaré

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/03/15/cirio-de-nossa-senhora-em-peregrinacao-historica-a-nazare/

 

Clique para ampliar a última página da Região da Nazaré
Clique para ampliar a última página da Região da Nazaré
Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 0