Cardeal-Patriarca termina celebrações do jubileu sacerdotal

 

3 de Novembro de 2011

D. José Policarpo nasceu a 26 de Fevereiro de 1936 em Alvorninha
D. José Policarpo nasceu a 26 de Fevereiro de 1936 em Alvorninha

No dia da dedicação da Sé patriarcal, D. José Policarpo presidiu a uma eucaristia na Catedral de Lisboa, no encerramento das comemorações do seu 50º aniversário do jubileu sacerdotal.

 

A celebração contou com a participação de grande parte dos bispos portugueses e muitos sacerdotes diocesanos.

 

O Patriarca de Lisboa afirmou na sua homilia: “Ajudaram-me a sentir de novo a alegria do meu sacerdócio, a descobrir outra vez que a razão de ser dele é a Igreja e reconduziram-me ao amor por esta Catedral onde, há cinquenta anos, tudo começou”.

 

Ao longo dos cinquenta anos de ministério apostólico, D. José Policarpo confessou que sempre se sentiu ligado à Catedral, onde foi consagrado sacerdote. Este responsável considera que a Sé é “um dos símbolos marcantes da caminhada da Igreja no tempo, sinal rico de doutrina, pois nos abre para o ministério do tempo como lugar onde Deus congrega o Seu Povo”.

 

O Patriarca salientou que este templo indica a união do presbitério, “do Bispo com os presbíteros, que têm espelhar na sua unidade de comunhão, a unidade que querem construir em toda a Igreja diocesana”. “Não há lugar para autonomias: a Liturgia como modo de celebrar, a proclamação da Palavra, sobretudo na Homilia, as prioridades pastorais decididas para toda a Diocese, serão possíveis nesta busca da unidade que, no fundo, é procurar sermos todos um só, com Cristo, o templo definitivo de Deus”, avançou.

 

Grato pela presença de diversos bispos de outras dioceses nesta celebração, o cardeal-patriarca de Lisboa realçou que “uma Igreja comunhão só o será verdadeiramente se estiver em comunhão com outras Igrejas e ao abrirmo-nos a essa dimensão universal sentimos a força interpelante e unificadora do Sucessor de Pedro, a quem Jesus pediu que confirmasse sempre a Sua Igreja na unidade da fé e da caridade”.

 

D. José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de Fevereiro de 1936 em Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha. Sacerdote desde 15 de Agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 e é Patriarca de Lisboa desde 1998, após a morte de D. António Ribeiro. D. José Policarpo foi constituído cardeal por João Paulo II em 2001 e participou no conclave de Abril de 2005 que elegeu o atual Papa Bento XVI.

 

As comemorações do jubileu sacerdotal do cardeal-patriarca finalizaram no Seminário dos Olivais, com um jantar convívio reunindo todo o clero presente.

 

 

João Polónia

Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/11/03/cardeal-patriarca-termina-celebracoes-do-jubileu-sacerdotal/

 

 

Comente esta notícia:

Comments: 0