Visita Pastoral encerra nas Caldas da Rainha com mensagem do Cardeal-Patriarca

Mais de mil pessoas participaram na Eucaristia de encerramento da visita pastoral à Vigararia de Caldas da Rainha-Peniche, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás no Pavilhão do Arneirense, no passado dia 3, ao celebrar o 3º Domingo da Quaresma.   

 

A ausência do Cardeal-Patriarca de Lisboa na celebração era esperada, devido à participação no Conclave com os cardeais de todo o mundo em Roma a fim de eleger o próximo Papa, no entanto D. José Policarpo fez questão de enviar uma mensagem em formato de vídeo, visualizada durante a missa, que acabou por surpreender os cristãos da vigararia presentes.

 

Na mensagem, o Patriarca garantiu que a “coincidência” do encerramento da visita pastoral com o início da eleição do futuro Papa, e a despedida de Bento XVI “que pela primeira vez há tantos séculos, não acaba porque morreu mas acaba porque renunciou, são certamente momentos que nos ajudam” a consciencializar “os efeitos da visita pastoral”, dando origem a “desafios para a nossa maneira de ser em Igreja”. Joseph Ratzinger continua no seio dos cristãos dedicado à oração pela Igreja e pelo mundo, por isso “é bom sabermos que temos um grande orante na nossa vida”, salientou D. José Policarpo lançando o repto à diocese para que “a Igreja orante esteja em união com Bento XVI”. “Reforçar o sentido da comunidade da fé, primeiro fruto desta visita pastoral e que se distribuiu durante a sua realização, é a alegria de pertencer à Igreja, a certeza de que o facto de sermos membros desta Igreja é bom para o mundo, e a Igreja só cresce e se afirma, se aprofundar a fé, a fé que celebra, a fé que se exprime no amor fraterno e o amor pelos irmãos”, manifestou o responsável da Igreja Católica em Portugal.

 

D. José Policarpo sabendo que os jovens da vigararia estariam presentes no encerramento da visita pastoral, dedicou-lhes grande parte da sua mensagem, com a garantia de que “vale a pena seguir Jesus Cristo”, apesar “de se distinguirem de muitos dos vossos colegas”, porque “Ele é o nosso amigo, e vivo acompanha-nos de uma maneira muito especial quando decidimos viver a vida com Ele”. “Estais numa idade em que a verdade é um desafio e que procurais caminhos para a vossa vida, caminhos de liberdade, compromisso e empenhamento”, qualificou o Patriarca de Lisboa como a característica mais própria da idade juvenil. “Abraçai a vida que Ele vos oferece, escutai o que Ele tem para vos pedir, porque caminhar com Ele é associar-se a Ele para a realização da missão no mundo contemporâneo”, manifestou o responsável da diocese exprimindo a atitude como um “anúncio repleto de esperança, dignidade e amor”.

 

“Se quereis fazer esta caminhada da vida com Jesus, escutai-o, encontrarás caminhos próprios. Ele quer que participeis nesse projeto maravilhoso de construir um mundo novo, foi por isso que Ele deu a vida pela humanidade, esse é o sentido da presença da Igreja no mundo, anunciar sempre que os defeitos da humanidade podem ser corrigidos, que o egoísmo pode ser vencido, e que a fraternidade e o amor são possíveis”, concluiu.       

 

No final da celebração, D. Nuno Brás deu o balanço da visita pastoral ao JORNAL DAS CALDAS, evidenciando a alegre colaboração e o diálogo com as comunidades cristãs “empenhadas no anúncio do evangelho”, em que grande maioria delas atua na “vida da caridade, particularmente através dos centros sociais paroquiais, mostrando uma presença nas escolas, importante e viva”. “É óbvio também que existem comunidades onde esta vida cristã, não é assim tão clara e por isso há que os ajudar a viver”, anunciar e por em prática a Palavra de Deus “de uma forma mais organizada”, referiu o Bispo Auxiliar de Lisboa. À juventude vicarial, D. Nuno Brás apela a que continuem a mostrar aquilo que exteriorizaram “neste dia, portanto uma presença divertida e sem vergonhas de serem cristãos, e que percebam que Jesus Cristo, como disse o Senhor Patriarca, é o seu caminho, a verdade e a vida destes jovens presentes e de todos os outros”.

 

Reforçando algumas palavras que proclamou na homilia, o responsável pela Zona Pastoral Oeste certificou que a visita pastoral à Vigararia de Caldas - Peniche revelou também “o quanto a vida cristã constitui uma força e uma fonte de dinamismo e vitalidade, não apenas para os crentes como também para o tecido humano em que naturalmente as suas diferentes paróquias se inserem”.

 

No âmbito da visita pastoral à cidade de Caldas da Rainha, durante a passada semana, o JORNAL DAS CALDAS acompanhou as diversas visitas do Bispo Auxiliar de Lisboa a instituições de ação social e municipal, para além de movimentos da paróquia caldense. D. Nuno Brás acompanhado pelo pároco cónego Joaquim Duarte visitou as Juntas de Freguesia locais, a Câmara Municipal recebidos pelo Presidente Fernando Costa, Bombeiros, PSP, Santa Casa da Misericórdia, Banco Alimentar do Oeste e o Agrupamento de Escuteiros.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas nº 1088 de 6 de março de 2013)  

 

http://www.jornaldascaldas.com/Visita_Pastoral_encerra_nas_Caldas_com

_mensagem_do_CardealPatriarca

 

Duas dezenas de cristãos manifestaram-se descontentes com a visita pastoral à paróquia de Caldas da Rainha. Apesar da minoria, os paroquianos revelaram que apenas uma Eucaristia com o Bispo D. Nuno Brás junto dos movimentos "soube a pouco" e "não foi suficiente" para entender a verdadeira mensagem desta visita pastoral. Os caldenses disseram ainda que a visita pastoral serviu mais para dar a conhecer ao bispo, as instituições sociais e municipais existentes na cidade. A "inexistencia" de meios de aprofundamento da fé cristã, foi também uma das causas apresentadas pelos paroquianos caldenses.

 

Durante a visita pastoral à paróquia de Caldas, o pároco cógeno Joaquim Duarte dificultou a ação jornalistica do JORNAL DAS CALDAS, ao barrar a entrada no encontro com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás e os movimentos da paróquia, grupos de catequese, visitadores da cadeia, entre outros, não querendo se justificar perante a situação.      

 

MULTIMÉDIA

Free counter and web stats

 

Comente esta notícia:

Comments: 1
  • #1

    André Sousa (Friday, 08 March 2013 00:20)

    adorei! Alguém que consiga transcrever noticias de igreja.Acho fantástico haver ainda pessoas com essa capacidade. Continue.

    Cumprimentos e continuação de um excelente trabalho