Vigília de Oração Vicarial apela jovens à vigilância na preparação do Natal

Sacramentos fortalecem a juventude para a caminhada sinodal

(Grupo de jovens do Carvalhal Benfeito anima encontro vicarial | foto João Polónia info@joaopolonia.com)
(Grupo de jovens do Carvalhal Benfeito anima encontro vicarial | foto João Polónia info@joaopolonia.com)

Foi já em espírito de Advento, que a Juventude da Vigararia Caldas da Rainha/Peniche do Patriarcado de Lisboa retomou as suas atividades do novo ano pastoral, na Igreja paroquial de Carvalhal Benfeito no passado 28 de novembro. A fim de preparar o “verdadeiro” Natal, a vigília de oração animada pelo grupo juvenil local ‘Novo Rumo’, junto da comunidade daquela freguesia, desafiou dezenas de jovens das paróquias de Caldas da Rainha, Salir de Matos, Óbidos e Atouguia da Baleia, a colocar Jesus Cristo no “ponto alto” da vida quotidiana e a partilhá-lo em vigararia, através da graça do sacramento da Penitência diante da presença do Santíssimo Sacramento.

 

O Natal para os jovens cristãos continua a não ser apenas uma ‘data bonita’ em que se partilha presentes e se dá demasiada importância ao comércio e àquilo que se inventa à volta dele. Para combater a tendência e alertar a sociedade civil, a juventude vicarial sublinhou interpelações do Papa Francisco, ajudando os crentes no modo como devem acolher o nascimento de Jesus na sua pobreza. “Perseverar na oração, ser mais concretos na caridade fraterna, aproximar-se mais de quem precisa e ter alegria ao louvar o Senhor”, são algumas das atitudes “corretas” que devem marcar o Advento. 

 

Como pároco do Carvalhal Benfeito e vigário da Vigararia Caldas da Rainha/Peniche, o padre Filipe Sousa disse ao JORNAL DAS CALDAS que o tempo de Advento apela à vigilância dos cristãos e prepara “a vinda de Jesus que nasce e quer vir ao nosso mundo encontrar um lar, uma casa para o receber, essa casa é o nosso coração”. Satisfeito com a participação dos jovens na noite de oração na sua freguesia, o sacerdote sustentou que estes encontros são ocasião para o aperfeiçoamento de uma “fé segura e alicerçada em Jesus Cristo; e quando confrontada que não vacilem e que sejam instrumentos de Deus”

 

O padre Filipe destacou a importância do Sínodo de 2016, uma caminhada sinodal convocada pelo Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente com o lema “o sonho missionário de chegar a todos”, já iniciada em diocese com pontos de reflexão. “Estamos a desvendar este sonho também com a juventude desta vigararia”, revelou o responsável com o alerta para comunidades locais de menor dimensão, onde por vezes é difícil a comunicação.

 

“Uma das prioridades passa por olhar para as periferias, as periferias não são as multidões ou as igrejas a abarrotar, as periferias são por vezes dar atenção a cada um individualmente; para despertar a atenção dos adolescentes e dos jovens tem de existir uma palavra mais pessoal e dirigida”, certificou o presbítero como “essencial” a administração do sacramento da penitência nos encontros vicariais.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas - info@joaopolonia.com

 

(Jornal das Caldas nº 1118 de 11 de dezemnbro de 2014)

 

http://jornaldascaldas.com/Vigilia_de_Oracao_na_Igreja_Paroquial_de_Carvalhal_
Benfeito

A Juventude Vicarial considerou 'essencial' a administração do sacramento da Penitência nos encontros mensais
A Juventude Vicarial considerou 'essencial' a administração do sacramento da Penitência nos encontros mensais
Sacramentos fortalecem jovens na caminhada sinodal e ajudam a acolher a vinda do Senhor em seus corações
Sacramentos fortalecem jovens na caminhada sinodal e ajudam a acolher a vinda do Senhor em seus corações
Jovens do Carvalhal Benfeito 'Novo Rumo' entoaram cânticos de louvor a Deus, diante do Santíssimo Sacramento


Vídeo: clique aqui

Comente a notícia:

Comments: 0