Sacerdotes do Oeste tomam posse em paróquias lisboetas

(S. Francisco de Paula, Santos-o-Velho e Alcântara são as novas responsabilidades pastorais dos jovens padres de Óbidos e Peniche - foto João Polónia)
(S. Francisco de Paula, Santos-o-Velho e Alcântara são as novas responsabilidades pastorais dos jovens padres de Óbidos e Peniche - foto João Polónia)

Os padres, Valter Malaquias natural de Usseira, Óbidos, e Miguel Pereira de Atouguia da Baleia, que nos últimos quatro anos esteve como coadjutor nas paróquias de Caldas da Rainha e Coto, tomaram posse em Lisboa, como párocos nas paróquias de São Francisco de Paula, Santos-o-Velho e Alcântara, respetivamente. As celebrações eucarísticas empossadas pela mão do Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa D. Joaquim Mendes, no passado 14 de setembro, tiveram a participação de centenas de caldenses e oestinos, no dia em que a Igreja Católica celebrou a Festa da Exaltação da Santa Cruz.

 

No final da manhã em Santos-o-Velho, D. Joaquim Mendes, na sua homilia, realçou a cruz como símbolo principal da própria fé, que expressa “o sinal mais eloquente do amor de Deus em Jesus, que nos amou até ao fim, até ao limite do que é possível amar”. O Bispo Auxiliar sustentou que a prioridade dos cristãos passa por “redescobrir e valorizar a cruz como caminho de salvação, de triunfo, de libertação do pecado e de esperança”, conduzidos por Cristo em sentido único pela via do amor ao próximo. Abraçar a cruz segundo D. Joaquim Mendes é sinónimo de “dar a vida e perdê-la por amor para a eternizar”, com o dever de vivê-la sempre em comunidade e em família, como “dom que se dá aos outros e não como dom para conservar, acabando por a perder”, consequência da “cultura do bem-estar”.

 

“A cruz fala-nos de amor e não nos pode deixar insensíveis e indiferentes; é a cruz, o amor de Deus, em Jesus, que nos deve mover no caminho sinodal, na realização do ‘sonho missionário de chegar a todos’, de levar a todos a salvação que brota da cruz”, reforçou o prelado alertando os cristãos da Zona Pastoral Oeste da Diocese de Lisboa para a importância do próximo sínodo diocesano, convocado pelo Patriarca D. Manuel Clemente.  

 

Durante a tomada de posse, o padre Valter Malaquias dirigiu-se aos presentes para dizer que é com sentido de responsabilidade acrescida que vem para a paróquia, porque congrega na sua origem “os primeiros mártires de Lisboa”. O sacerdote afirmou que esses mesmos santos que sofreram o martírio por Jesus Cristo “foram modelo de fé para todos aqueles que viveram a fé ao longo dos séculos, e continuam hoje a ajudar-nos a crescer nessa virtude teologal”“O Patriarca de Lisboa na sua carta dizia que enviava a mim e ao diácono Armando Dilão para que o Evangelho cresça e frutifique; e é por isso que nós estamos aqui, às vezes temos dificuldades em ver essa realidade, mas cresce e frutifica de maneiras práticas e concretas, como quando recebemos e acolhemos alguém na nossa Igreja, como que pelo Batismo crescemos também como Igreja”, sublinhou o também assistente nacional do movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

 

Já em Alcântara foi com emoção e com espírito fraterno, que sacerdotes diocesanos, diáconos, acólitos, escuteiros, familiares e amigos do padre Miguel, rumaram à capital para prestar a sua homenagem. O pároco de Caldas, cónego Joaquim Duarte, que concelebrou à Eucaristia de tomada de posse considerou o acontecimento marcante para os caldenses, exteriorizando com alegria a forte participação em comunidade. Gratos pela amizade e colaboração, durante os quatro anos ao serviço das paróquias caldenses, os cristãos desejaram as maiores felicidades na nova e difícil missão pastoral do padre Miguel Pereira.

 

Recorda-se que o padre Miguel Jorge Pereira foi ordenado presbítero a 27 de Junho de 2010 por D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa de então, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. A 3 de Julho do mesmo ano foi nomeado Vigário Paroquial (coadjutor) das Paróquias de Caldas da Rainha e do Coto. No mesmo ofício foi também nomeado para a Paróquia de São Gregório onde permaneceu até 2011. Em 16 de Julho de 2014 foi nomeado Pároco de São Pedro em Alcântara e dispensado das paróquias onde se encontrava.

 

 

 

Notícia João Polónia in Gazeta das Caldas (info@joaopolonia.com)

 

http://www.gazetacaldas.com/43515/sacerdotes-do-oeste-tomam-posse-em-paroquias-lisboetas/


vídeo em breve...


As imagens da tomada de posse do Pe. Miguel Pereira em Alcântara 

Recorde as notícias relacionadas com os padres Valter e Miguel

caso pretenda adquirir fotografia deste acontecimento, contate através do formulário

Free counter and web stats

 

Comente esta notícia e deixe mensagens aos novos párocos:

Comments: 21
  • #21

    Francelina dos Santos (Sunday, 21 September 2014 23:50)

    Que o Senhor os ilumine aos dois bem precisam

  • #20

    Maria Aguiar (Sunday, 21 September 2014 23:50)

    mtas felicidades Padre Miguel

  • #19

    Papardelillo Papar (Sunday, 21 September 2014 23:49)

    Felicidades, Padre Miguel!. Sou um espanhol das Caldas.

  • #18

    Nair Silva (Sunday, 21 September 2014 00:00)

    Valter espero que tudo corra bem na missao que escolheste que deus te ajude a ti e ao outro paraco um grande abraco talves nao te lembres de mim eu sou irma do Raul

  • #17

    Márcio Martins (Saturday, 20 September 2014 17:00)

    Muitas felicidades temos um cafe pendente ihihih ABRAÇOS

  • #16

    Ana Cabral (Saturday, 20 September 2014 13:12)

    Bem vindos até breve

  • #15

    Bertolino Campaniço (Saturday, 20 September 2014 13:11)

    Parabéns Pe Valter Malaquias. Vou fazer-te uma visita em breve :)

  • #14

    Nelson António (Saturday, 20 September 2014 13:10)

    Parabéns, Valter! Um abraço e muitas felicidades neste teu novo caminho.

  • #13

    Frei Sérgio Pinheiro (Saturday, 20 September 2014 12:54)

    Paz e Bem,
    Caro João Polónia,

    Parabéns pela notícia. Texto muito cuidado e fácil de prender a atenção. Continua!

    Sérgio Pinheiro OFM

  • #12

    Graça Pereira (Saturday, 20 September 2014 02:38)

    Pe Valter que deus ilumine esta sua nova etapa boa sorte

  • #11

    Ana Maria Amorim Castro (Saturday, 20 September 2014 02:13)

    Que Deus os ilumine e proteja.Louvo a Deus por estes sacerdotes jovens, que eles sejam iluminados para conduzir o rebanho que lhes foi confiado. Amém.

  • #10

    Manuel Cancio da Gama (Saturday, 20 September 2014 00:59)

    Forte abraço, João. Muito boas reportagens, sem dúvida!

  • #9

    Joana Freudenthal (Saturday, 20 September 2014 00:09)

    Gosto muito dos dois. Até sempre, Padre Pe Valter Malaquias! Bem-vindo, Padre Miguel Jorge Pereira!

  • #8

    Sofia Monteiro (Friday, 19 September 2014 23:15)

    Pe. Valter Malaquias vens para mais perto geograficamente mas acredita que as lembranças que tenho do tempo juntos na residência universitária de Benfica nunca deixam que esta distância seja grande no meu coração. Tenho um grande orgulho em ti e sei o privilégio que é ser tua amiga, a tua "coraçãozinho de oiro".

  • #7

    Maria Herminia Cartaxo (Friday, 19 September 2014 23:14)

    Deus os ilumine.boa sorte.

  • #6

    Maria Manuela Reis Silvestre (Friday, 19 September 2014 23:12)

    Felicidades para ambos!

  • #5

    Nelia Torres (Friday, 19 September 2014 23:05)

    Muitos parabéns Valter.

  • #4

    Fernanda Almeida (Friday, 19 September 2014 23:04)

    Desejo muito boa sorte ao SR PADRE VALTER nas suas novas paróquias e o mesmo para o SR PADRE MIGUEL novo pároco de Alcântara, que DEUS os ajude.

  • #3

    Familia Rainha (Friday, 19 September 2014 23:03)

    Que Deus os ajude. quanto ao nosso Pe miguel estava feliz mas devo dizer que ele foi literalmente viver debaixo da ponte, pois a paroquia está debaixo da ponte 25 de Abril um beijo pra ele.

  • #2

    Rosa Avelar (Friday, 19 September 2014 23:02)

    Parabens aos novos sacerdotes . Que o Senhor vos Ilumine nesta nova caminhada.

  • #1

    Maria do Carmo Malaquias (Friday, 19 September 2014 23:01)

    Beijinhos primo Valter