Quaresma: Via-Sacra conduzida por pais e filhos exorta caminhada de paz, justiça e alegria

Na quarta sexta-feira da Quaresma, 16 de março, a via-sacra dinamizada pela catequese da paróquia de Tornada, no concelho das Caldas da Rainha, convidou, famílias, catequistas e a comunidade paroquial, a meditar os passos de Jesus na Paixão de Cristo.

 

Com as crianças a transportar a Cruz, e velas, iluminando e evocando o trajeto de Jesus a carregar o madeiro desde o Pretório até ao Calvário, os educadores na fé ilustraram as catorze estações da via-sacra através de orações, textos e cânticos, mostrando o “caminho” d’Aquele que deu a vida pela humanidade.

 

“O reino de Deus é um reino de paz, justiça e alegria; Senhor em nós vem abrir, as portas do teu reino”, foi um dos cânticos entoados, que, com as suas palavras e mensagem, manifestou o desejo dos paroquianos para este tempo litúrgico da Quaresma, que prepara o Tríduo Pascal, período celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, conforme os Evangelhos.

 

No final da celebração, o pároco Samuel Pulickal Joseph, agradeceu a participação de todos, elogiando o “entusiasmo” e a “perseverança” de cada um. As duas atividades realizadas em noites com condições meteorológicas adversas não afastou os católicos de se juntarem em família. “A semana passada tivemos chuva e hoje o frio apertou, mas quando nós temos o amor de Deus dentro de nós, somos capazes de ultrapassar os frios da nossa vida, as chuvas que caem fortemente na nossa vida”.

 

O sacerdote frisou que é preciso “confiar e sentir o amor de Deus” para propagar um ambiente de paz, justiça e alegria junto do próximo. Dirigindo-se às crianças e aos adolescentes ali presentes, o padre Samuel apontou que eles são as “próximas gerações” da vida paroquial de Tornada. “Sem as famílias esta paróquia não é nada”, declarou.

 

 

João Polónia/Comércio & Notícias (texto e fotos)

 

(notícia João Polónia publicada no Comércio & Notícias a 20 de março de 2018)

 

http://comercioenoticias.pt/2018/03/20/quaresma-via-sacra-conduzida-por-pais-e-filhos-exorta-caminhada-de-paz-justica-e-alegria/