Páscoa ucraniana celebrada nas Caldas

26 de Abril de 2012

Adoração da Cruz
Adoração da Cruz
Benção pascal dos alimentos
Benção pascal dos alimentos

Cerca de mil cristãos da comunidade greco-católica de rito ucraniano, residentes nos diversos locais da região Oeste juntaram-se na Igreja Nossa Senhora do Pópulo, em Caldas da Rainha, para festejar o Domingo de Páscoa, uma semana depois segundo o calendário português.

 

A comunidade composta por ucranianos, moldavos, georgianos e russos participou na celebração litúrgica na véspera do dia festivo, manifestando-se em grande número na bênção pascal dos alimentos, o momento solene mais emocionante que representa o Espírito Cristão.

 

Cumprindo a tradição ucraniana, as famílias levaram cestos com bens alimentares, os quais fizeram jejum e abstinência durante a Quaresma: enchidos, ovos, queijos, doces. Os cabazes iluminados à luz da vela respetivamente são decorados com flores primaverais a fim de serem benzidos, e petiscados durante a madrugada.

 

O JORNAL das CALDAS falou com o responsável pela comunidade ucraniana da diocese de Lisboa, padre Mykola Yarema, o qual presidiu à ‘vigília pascal’ manifestando a importância do acontecimento religioso. “Queridos irmãos e irmãs, hoje celebramos o milagre dos milagres, a vitória do Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o maior inimigo do Homem, a morte!”.

 

Numa mensagem alusiva à Páscoa, destinada a todos os cristãos dos países de Leste a residir na região Oeste, o sacerdote revelou que a tristeza que envolvia os corações dos crentes ainda na Sexta-Feira Santa transformou-se em “maior felicidade e alegria”. O pecado que “vivia dentro de nós foi destruído”, dando lugar à Fé, à Esperança e ao Amor.

 

O responsável diocesano salientou que Jesus Cristo é a Luz que ilumina“tudo e todos”, a Luz que quer habitar nos católicos, que deseja ajudar e iluminar para dar a Salvação. “O Filho de Deus voluntariamente sofreu a morte na Cruz, porque nos ama e somos todos filhos d’Ele”, sublinhou o padre Mykola Yarema, acrescentando que os fiéis nunca se devem esquecer que nesta grande vitória celebrada aos domingos, Jesus Cristo convoca todos crentes a irem ao seu encontro, não com um sentimento de obrigação, mas de grande Amor, “para que nos ajude a vencer os nossos pecados e a ressuscitar com Ele para a Vida Eterna”.

 

“Hoje quero vos desejar a todos, que os vossos corações se encham de alegria, de felicidade de paz e de Amor. Que o Cristo Ressuscitado viva dentro das vossas almas! Tenham Fé em Deus, deixem que Ele vos ajude, que vos mostre o caminho, deixem que Ele vos ame! O Cristo Ressuscitou! Ressuscitou de verdade!”, concluiu o presbítero.

 

A comunidade ucraniana reúne-se todos os domingos à tarde na Igreja Nossa Senhora do Pópulo, em Caldas da Rainha.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/04/26/pascoa-ucraniana-celebrada-nas-caldas/

 

Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 1
  • #1

    Diác. José Paulo Romero (Wednesday, 02 May 2012 00:08)

    Excelente artigo e muito oportuno.
    A adesão de tantos cristãos a esta celebração envergonha muitos cristãos portugueses que ficam comodamente instalados no sofá e não vivem a alegria de Cristo Ressuscitado.

    Abraços
    Diác. José Paulo Romero