Paróquias da Serra do Bouro e Salir de Matos unidas pela Imagem de Cristo


28 de Abril de 2010

Com a organização do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa, encontra-se a decorrer, a Peregrinação da Imagem de Cristo Sacerdote, visitando as paróquias da Diocese de Lisboa.

 

A Imagem de Cristo Sacerdote permaneceu na Paróquia de Serra do Bouro, visitando também as suas comunidades de Nadadouro e Foz do Arelho, entre 18 e 25 de Abril. Com um programa dedicado essencialmente à oração e formação, foi intensamente vivido por membros de diversos movimentos paroquiais, participando activamente nas actividades propostas pelo Pároco Rui Gregório.

 

No passado domingo, a paróquia realizou celebração eucarística campal, na Quinta da Foz, com cerimónia de despedida e entrega da Imagem à paróquia de Salir de Matos. Compareceram elementos de ambas paróquias, cooperando na realização das mesmas. Pela primeira vez na Vigararia XIV, a Imagem foi levada num pequeno andor bastante florido, transportado por fiéis em viatura própria, com destino à localidade de Salir de Matos. Esta comunidade apresentou-se em grande número, junto ao largo da igreja, aceitando o desafio proposto pelo Pároco Filipe Sousa, ao receber a Imagem e comunidade paroquial de Serra do Bouro, num gesto de profundo simbolismo. Terminando o dia festivo, a assembleia juntou-se aos dois párocos e já no interior da igreja, procederam mutuamente ao acolhimento da Imagem de Cristo Sacerdote, momento de oração com a sua explicação e Oração de Vésperas.

 

Constam do programa diversas actividades e oportunidades de meditação, na igreja de Salir de Matos pelas 21h30, destacando-se três eventos. Hoje, quarta-feira, haverá projecção de um documentário sobre o sacerdócio e testemunho de vida sacerdotal, com o Pároco Filipe Sousa e o antigo prior Eduardo Gonçalves, Capelão do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, dinamizado pelo grupo da Venda e Cabreiros. Na sexta-feira, conferência do Padre Nuno Brás, Reitor do Seminário dos Olivais, sobre a formação dos futuros pastores das comunidades cristãs, com o apoio do grupo das Cruzes. Encerra a semana com a Imagem Peregrina, no dia 1 de Maio, diante de uma procissão de velas pelas ruas de Salir de Matos, após a missa das 20h00.

 

 

João Polónia

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/04/28/paroquias-da-serra-do-bouro-e-salir-de-matos-unidas-pela-imagem-de-cristo/

 

Comments: 0