Paróquia de Caldas da Rainha apresenta nova equipa sacerdotal

 

5 de Outubro de 2011

paróquia caldas foto joaopolonia
Celebração eucarística em união aos três padres | Foto João Polónia

A Paróquia Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha marcou o início do Ano Pastoral 2011/2012 com uma celebração eucarística em união aos três padres, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, dia 25 de Setembro. Os motivos desta data festiva assinalaram o primeiro ano de ministério sacerdotal do padre Miguel Pereira, a tomada de posse do padre Luís Pedro na paróquia de Santa Catarina, no dia em que assume também a função de coadjutor na paróquia de Caldas e os dez anos de pároco que o cónego Joaquim Duarte comemora este mês.

 

O padre Luís Pedro desempenhou a última década da sua ação sacerdotal ao serviço da Diocese de Santarém. O ano passado, o sacerdote transferiu-se como colaborador para a paróquia de Caldas da Rainha, a título expresso de D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, o qual este ano nomeou-o como vigário paroquial, juntando-se assim na mesma tarefa apostólica ao padre Miguel Pereira, exercendo o seu ministério eclesiástico também na paróquia do Coto.

 

O cónego Joaquim Duarte na sua homilia, apoiado na liturgia dominical, destacou a importância da descoberta e vivência da vontade de Deus, “Deus tem uma vontade de bem sobre todos e cada um de nós, pois é nessa certeza de fé que havemos de fazer caminhada de resposta no sentido do sim”Neste sentido, o presbítero realça uma consequência imediata, “a responsabilidade através da resposta pessoal insubstituível”, segundo a parábola dos dois filhos designados a trabalhar na vinha do Senhor, retratada no Evangelho segundo S. Mateus, “a partir destas duas pessoas podemos nos identificar com cada uma delas, sendo por isso o resultado da nossa forma de resposta, à escuta da vontade de Deus”. O sacerdote apelou que os cristãos não podem deixar que esta palavra seja simplesmente um episódio, “é permanente e requer uma atitude na procura da vontade de Deus e a alegria de lhe responder, não somos obrigados a nada, temos é o dom e a felicidade de poder perceber os desígnios de Deus e por isso responder com amor”. O presbítero revelou ainda que com o auxílio do Pai no feliz percurso cristão, “somos chamados a fazer um trabalho de comunhão e ligação, e não simplesmente cada um ter a sua religião, ter o seu Deus, pois o Deus é único para todos”.


O responsável da paróquia de Caldas da Rainha, faz o balanço após os dez anos de ministério apostólico ao serviço da comunidade, considerando que “se falta alguma coisa nesta paróquia, não é propriamente devoções e grupos, há muitos movimentos, mas sim, estar com Cristo nesta fidelidade à vontade do Pai que nos quer um”. O sacerdote recorda que a sugestão que S. Paulo faz na segunda leitura, “é progredir nos sentimentos de Jesus e cultivar esta resposta à vontade de Deus em família, em co-responsabilidade de uns com os outros e uns pelos outros”. “A nossa vida cristã não se pode confinar a ser fiel para vir à missa ao domingo, ou outras pessoas por devoção todos os dias de semana, isso requer esta tal comunhão e unidade que Jesus nos ensina”, acrescentou o padre Joaquim Duarte.


Considerando a Palavra de Deus como um elemento decisivo na orientação da existência humana, o pároco afirmou que não são só os padres que têm de proclamar e distribuir a Palavra de Deus, mas também todos os batizados detêm esta missão recíproca. Nesta celebração festiva, o sacerdote Joaquim Duarte lembrou que os 6% dos praticantes de missa na cidade de Caldas da Rainha estão longe de cumprir o mandato deixado por Jesus Cristo e a razão pela qual estão empenhados três padres.


O cónego Joaquim Duarte celebra 10 anos como prior ao serviço da paróquia de Caldas da Rainha no próximo dia 28 de Outubro. Referente a esta data solene, o sacerdote realçou que “seria bom que em conjunto tivéssemos a dar graças a Deus pelo sacerdócio e por aqueles que nunca vêm à igreja, aqueles que estão nessa fase de não, porque até não sabem dizer sim, é portanto uma tarefa de todos nós, mas é acima de tudo, uma tarefa de Deus pelo seu Espírito e por estas ajudas de sacramento que somos nós, padres.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/10/07/paroquia-de-caldas-da-rainha-apresenta-nova-equipa-sacerdotal/

 

 

Comente esta notícia:

Comments: 0