Paróquia das Caldas acolhe evento da Pastoral Familiar

 

15 de Fevereiro de 2012

Ação de dinamização na paróquia (foto João Polónia/Jornal das Caldas)
Ação de dinamização na paróquia (foto João Polónia/Jornal das Caldas)

O VII Encontro Mundial das Famílias (EMF) que irá decorrer em Milão de 30 de maio a 3 de junho foi o tema numa ação de dinamização na paróquia de Nossa Senhora do Pópulo das Caldas da Rainha, no passado dia 29, que juntou algumas dezenas de pessoas vindas de vários pontos do concelho, de Peniche e da zona de Alcobaça.

 

Com a organização do Setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, este evento visava essencialmente apresentar as grandes linhas de força do VII EMF subordinado ao tema A Família, o Trabalho e a Festa. Os paroquianos ali presentes irão dinamizar nas suas próprias comunidades a reflexão e partilha das Catequeses Preparatórias, em sintonia com toda a Igreja que está empenhada na causa Família.

 

O JORNAL das CALDAS falou com o diácono José Paulo Romero que, com sua mulher, referiram o trabalho que têm vindo a desenvolver em toda a Diocese de Lisboa, abordando as várias formas que podem ser usadas para trabalhar estas Catequeses Preparatórias. Questões tão diversas como, “um projeto de vida necessário para uma caminhada a dois, a responsabilidade dos pais na educação cristã dos filhos, as novas situações que a família tem sempre de enfrentar, o apoio aos mais fragilizados, quer pela doença, quer pela solidão ou ainda pelas dificuldades económicas”, foram as grandes áreas da pastoral familiar abordadas nesta iniciativa.

 

O diretor do Setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, diácono Romero, lançou um desafio aos presentes para que partam ao encontro dos outros, “batizados ou não, mas sempre mostrando uma grande disponibilidade e abertura de conforto, para que cada um viva os desafios que são exatamente os de cada família”.

 

“A Igreja tem dado provas de grande intervenção social”, salientou o representante, reforçando que “é pedido a cada um que, numa base testemunhal, se faça próximo, anunciando a boa nova que nos transforma e anima; sempre com grande empenho e alegria, no espírito de uma Nova Evangelização”.

 

O responsável deste setor diocesano acrescentou que “há verdades e circunstancias vividas que não se pode calar”, revelando que mesmo que “não possamos estar em Milão, estaremos em cada comunidade em perfeita comunhão com o Santo Padre Bento XVI neste encontro que, de três em três anos, reúne famílias de todo o mundo”.

 

No final do evento foram referidas várias datas em que a Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa tem um especial envolvimento para a dinamização das famílias. O diácono Romero frisou que “não podemos enfrentar o ‘ano da fé’, proclamado recentemente pelo Papa, sem termos um verdadeiro projeto sobre a família no contexto atual”.

 

 

João Polónia/JORNAL DAS CALDAS

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/02/15/paroquia-das-caldas-acolhe-evento-da-pastoral-familiar/

 

Free counter and web stats

 

Comente esta notícia:

Comments: 0