Padre Luís Pedro toma posse na Paróquia de Santa Catarina

 

5 de Outubro de 2011

O presbítero detém agora a responsabilidade da Paróquia de Santa Catarina
O presbítero detém agora a responsabilidade da Paróquia de Santa Catarina

O Padre Luís Pedro é o novo pároco da Paróquia de Santa Catarina referente à Vigararia de Caldas da Rainha – Peniche. O cónego Francisco Tito, Vigário Geral, mandatado pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, deu posse ao sacerdote Luís Pedro, no dia 25 de Setembro.

 

Luís Filipe Nogueira da Fonseca Pedro foi ordenado por D. Manuel Pelino, Bispo da Diocese de Santarém, na Sé de Santarém no ano de 2000. A sua caminhada na formação para o sacerdócio foi administrada no Seminário Patriarcal de Almada, contanto como diretor espiritual o cónego Joaquim Duarte, com quem trabalha atualmente na paróquia de Caldas da Rainha, concluindo no Seminário de Cristo Rei dos Olivais em Lisboa. Nos dois anos após a sua ordenação, foi nomeado vigário paroquial de Almeirim e pároco de Vale de Cavalos; nos anos de 2003 e 2004, pároco de Várzea, Moçarria e Abitureiras, no concelho de Santarém; de 2004 a 2009 exerceu o ministério apostólico “in solidum”, como prior das paróquias de Cartaxo, Almoster, Vale da Pinta, Ereira e Marmeleira pertencentes à Diocese de Santarém. O sacerdote integrou o Secretariado Diocesano de Liturgia como responsável diocesano dos Acólitos, e no ano seguinte como vogal no mesmo departamento.

 

O padre Luís Pedro transferiu-se como colaborador para a paróquia de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas, há um ano, a título expresso de D. José Policarpo, e este ano pastoral integra a equipa sacerdotal na comunidade paroquial de Caldas como coadjutor, juntando-se na mesma função ao padre Miguel Pereira, também na paróquia do Coto. O presbítero detém agora a responsabilidade da Paróquia de Santa Catarina e assume a nova missão como Capelão da Santa Casa da Misericórdia da Benedita.

 

Para o novo pároco de Santa Catarina, é no “amor sem medida” que Deus tem manifestado maravilhas e que continua a agir intensamente no seu ministério sacerdotal. Com a certeza que Deus só ama quem se sente atraído pelo seu amor, o padre Luís Pedro manifestou o desejo de “partilhar a alegria de ser parte integrante desta comunidade orante, como Pastor e guia”, com todos os presentes na celebração de tomada de posse. Salientou ainda que este amor e dom “são fruto da oração que requer sempre uma aprendizagem longa, uma entrega disciplinada e um amor provocado aos homens e mulheres do nosso tempo”. O sacerdote pediu a Deus, com a intercessão de Santa Catarina, que seja sempre para cada um dos seus paroquianos, “sinal de esperança, Amor e Confiança, pois só assim poderei ser o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas”.


O presbítero Luís Pedro realçou toda a dedicação e entrega do seu antecessor padre Francisco Cosme prestadas à comunidade paroquial de Santa Catarina, durante os últimos anos, e a disponibilidade visivelmente demonstrada para que, como novo prior fosse bem integrado e acolhido. Saudou as pessoas que vieram das diversas paróquias nas quais o padre Luís serviu, e as que continuará a servir como vigário paroquial (Caldas da Rainha e Coto). Aos formadores de seminário, cónegos Francisco Tito e Joaquim Duarte, ali presentes, demonstrou reconhecimento pelo trabalho, dedicação, oração e testemunho, que lhe proporcionaram ao longo dos anos de ensino. Dirigindo por último aos paroquianos de Santa Catarina, o sacerdote considera estar "apto para convosco continuar a viver Cristo Ressuscitado, num mundo em que cada um de nós necessita de ser sinal e dom daquilo que recebemos no nosso Batismo". O padre Luís Pedro concluiu o seu discurso com uma expressão bem conhecida, extraída do diário de Sebastião da Gama: "Tens muito que fazer? Não, tenho muito que amar".

 

Nesta cerimónia de tomada de posse estiveram presentes alguns sacerdotes que acompanharam de perto o percurso eclesiástico do padre Luís Pedro, familiares e amigos, Rui Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, a vereadora Maria da Conceição, em representação da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, entre outras instituições de ação social. O dia festivo terminou com almoço-convívio no Centro Pastoral de Santa Catarina.

 

 

João Polónia

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/10/07/padre-luis-pedro-toma-posse-na-paroquia-de-santa-catarina/

 

 

Comente esta notícia:

Comments: 0