Padre Ivo Santos celebra missa nova no Carvalhal Benfeito

21 de julho de 2011

foto © João Polónia/Jornal das Caldas
foto © João Polónia/Jornal das Caldas

 

Cerca de duas mil pessoas rumaram à paróquia de Nossa Senhora das Mercês no Carvalhal Benfeito, em Caldas da Rainha, no passado dia 10, para testemunhar a primeira eucaristia presidida pelo padre Ivo Santos, um dos cinco novos presbíteros da Diocese de Lisboa, que recentemente foram ordenados no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

 

Ivo Santos tem 26 anos e é natural das Antas, lugar da paróquia do Carvalhal Benfeito. Cresceu num ambiente rural e os pais sempre se dedicaram à agricultura. O fascínio por querer seguir Jesus não aconteceu de um momento para o outro, foi um crescimento e uma caminhada. Ivo Santos, quando era criança, frequentou a catequese na Capela das Antas, mas “não pensava na hipótese de seguir o Senhor totalmente, em ser padre, foi a partir dos 14/15 anos que essa questão foi começando a surgir”, revelou.

 

Entrou para o Pré-Seminário a convite do seu pároco de então, padre Alberto Teixeira Dias, que lhe recomendou a participação num campo de férias. Foi através deste desafio que “percebi que teria uma vocação na Igreja e que Deus me reservava um projecto para a minha vida”, afirmou o jovem Ivo. Durante os quatro anos que permaneceu no Pré-Seminário, “o Senhor foi-me chamando pouco a pouco, recordo a importância da oração e do fazer silêncio, que não estava habituado. Por vezes o silêncio que surgia desses encontros, parecia brotar um desejo de me querer configurar a Jesus e segui-lo”, afirmou Ivo Santos.

 

Ivo assumiu algumas funções na sua paróquia: no grupo de acólitos, no grupo de jovens e ao dar catequese, com o tempo, foi amadurecendo a pergunta: “Será que Ele me chama a algo mais?”.

 

Aprofundou este chamamento no Seminário Maior dos Olivais nos últimos anos, encontrando respostas às suas interrogações. Para o jovem Ivo, os três anos iniciais de seminário “foram a descoberta daquilo que o Senhor quer para nós; estes últimos quatro foram vividos numa perspectiva de uma resposta já confirmada”.

 

Na homilia da missa nova, o padre Ivo Santos realçou a importância da Palavra de Deus, pois “através dela o homem pode frutificar em abundância na sua vida”. “O Senhor deseja que o coração de cada um seja este terreno fértil onde se pode encontrar com Ele. O coração é o lugar da sua revelação, não é necessário procurar mais. Este terreno fértil foi-nos dado pelo Senhor e a semente colocada no dia do nosso baptismo, de modo que temos dentro de nós uma planta que deseja desabrochar e como consequência florir e perfumar a nossa vida com a fragrância do amor de Deus”, afirmou o sacerdote.

 

Estiveram presentes neste acontecimento, Maria João Querido e Vergílio Santos, presidentes da Juntas de Freguesia de Carvalhal Benfeito e Alvorninha, respectivamente, a vereadora Maria da Conceição Pereira, da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, representação dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, assim como sacerdotes, familiares e amigos que acompanharam de perto o percurso deste novo presbítero. Prestaram apoio na celebração os Agrupamentos de Escuteiros do Vimeiro e Óbidos.

 

O padre Ivo Santos irá futuramente desempenhar a função de vigário nas comunidades paroquiais de São Pedro e Santa Maria de Óbidos, Nossa Senhora de Aboboriz da Amoreira, Sagrado Coração de Maria de Olho Marinho, São Sebastião da Serra d’El Rei, São Sebastião do Sobral da Lagoa e Nossa Senhora da Piedade do Vau.

 

 


João Polónia / Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas de 21 de julho de 2011)

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/07/21/padre-ivo-santos-celebra-missa-nova-no-carvalhal-benfeito/

 


Comente esta notícia

 

Comments: 3
  • #3

    Maria Teresa G.Silva de Oliveira (Thursday, 04 August 2011 13:36)

    È bom ver rapazes novos a seguir o Caminho de Jesus , a maior sorte para ele nesse árduo mas maravilhoso percurso!!!

  • #2

    Teresinha Vasconcelos (Saturday, 30 July 2011 02:36)

    o mundo precisa de pessoas como voce,continue semeando paz e alegria...

  • #1

    Raúl Penha (Friday, 22 July 2011 15:17)

    Benvindo Padre Ivo às Paróquias de Óbidos