Noivos das Caldas da Rainha reflectem no sacramento do matrimónio

 

29 de Março de 2009

O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) de Caldas da Rainha organizou, de 6 a 21 de Março, um conjunto de sessões destinadas a ajudar noivos a preparar o seu Matrimónio, para que melhor compreendam e vivam o Sacramento que vão receber.

 

Pretendeu-se ao longo dos trabalhos, perspectivar aos noivos um amor autêntico e gratificante dentro do matrimónio, consciencializando-os sobre o dom do Sacramento e ajudando-os a assumir os compromissos pessoais, familiares e sociais inerentes, bem como levá-los à redescoberta do ser cristão adulto e a tomar opções correctas na vida conjugal e familiar.

 

Dos dezoito pares de noivos inscritos, catorze participaram nesta preparação em que se privilegiou, essencialmente, a reflexão, o diálogo, o fazer crescer a fé em Jesus Cristo e o incentivo à criação de projectos para a vivência em casal e em família.

 

Nos trabalhos realizados com os noivos, foram abordados os temas sugeridos pela Associação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio, utilizando a metodologia e pedagogia definidas nos estatutos da associação. No último dia foi feita uma sessão de planeamento familiar. Foram também auscultados os noivos sobre a forma em como decorreu o CPM, entregues os certificados de participação e feito um convívio com as respectivas famílias.

 

Ponto alto e final do CPM foi a celebração da Eucaristia (em conjunto com a comunidade paroquial), a qual integrou a bênção dos noivos. Presidiu o padre Abel Ferreira, assistente da Equipa de CPM de Caldas da Rainha, e concelebrou o cónego Joaquim Duarte, pároco de Caldas da Rainha, tendo os noivos participado no serviço de leitores e de alguns cânticos.

 

É de realçar o empenho dos noivos e a impressão bastante favorável que afirmam ter levado do CPM, em contraste com a ideia trazida ao início.

 

 

João Polónia/Voz da Verdade

 

http://www.vozdaverdade.org/site/index.php?cont_=ver2&id=392

 

 

Comente esta notícia:

Comments: 0