MANJAR DE TORNADA ®

 

Doce Regional do concelho de Caldas da Rainha inspirado na doçaria conventual, existente há sete décadas, volta a ser comercializado pela mesma fonte familiar

O Manjar de Tornada ® é um doce regional, tradicional da freguesia de Tornada do concelho de Caldas da Rainha, cuja fórmula e método de produção original pertence à mãe da Família Polónia, D. Olívia, que sendo muito boa doceira e com muito bom gosto, se lembrou de o comercializar.

 

A herança gastronómica do Oeste remonta à fundação do reino, e à sabedoria ancestral dos monges dos conventos e mosteiros da região, cuja tradição da doçaria conventual é ainda hoje uma referência. Na cidade de Caldas da Rainha, a gastronomia é rica e variada, destacando-se, nos doces, as trouxas de ovos, as cavacas, as lampreias, os beijinhos e o Manjar de Tornada ®, sendo este último segredo de família.

 

Inicialmente foi vendido no restaurante Pinheiro, situado no centro da localidade de Tornada, propriedade na época do casal Polónia. Esta iguaria produzida à base de açúcar e ovos era apresentado em tacinhas de barro, feitas de propósito para o doce, envolto em papel vegetal com o seu nome e desenhado um pinheiro.

 

Mais tarde, D. Olívia quis dar o segredo do doce à sua nora, que mostrou interesse em continuar a produzi-lo; nessa altura a expansão do doce aumentou e graças a diversas pastelarias e restaurantes de renome, que o comercializavam, tornou-se numa referência gastronómica na cidade termal.

 

Durante os últimos anos, por vários motivos, o verdadeiro Manjar de Tornada ® não tem sido confecionado por quem de direito. Começaram a surgir imitações, pois o segredo não tinha sido cedido a ninguém.

 

Agora o Manjar de Tornada ® vai ser novamente fabricado, pela mesma fonte familiar, no âmbito da comemoração das bodas de diamante.

 

www.manjardetornada.com