Jovens e adultos recebem o Sacramento do Crisma

22 de Junho de 2011

Crisma de David Ferreira | © João Polónia
Crisma de David Ferreira | © João Polónia

Oitenta e cinco membros das paróquias de Caldas da Rainha, Coto e São Gregório, foram confirmados na fé pelo cónego Álvaro Bizarro, com delegação do Cardeal-Patriarca de Lisboa, que pela primeira vez visitou a cidade caldense. A celebração decorreu na igreja paroquial de Caldas da Rainha no passado Domingo de Pentecostes, dia em que a Igreja católica celebra o momento da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

 

David Ferreira tem 16 anos, é da paróquia de Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha e recebeu o dom do Espírito Santo que, afirma ser um incentivo acrescido para continuar a sua caminhada, apelando à evangelização. “Acho que é um acontecimento muito importante, que marca e transforma a vida de qualquer pessoa a nível espiritual e por isso é motivo de grande alegria”, afirmou. David cresceu no seio familiar a ouvir falar de Deus, os seus pais pertencem às Equipas de Nossa Senhora, movimento católico de espiritualidade conjugal, a avó é catequista e desde criança frequentou a catequese até completar o percurso habitual dos 10 anos. “Fiz esta caminhada, até ao 10º catecismo, foi longa, com alguns percalços. É difícil caminhar na fé, por isso, há que continuar a lutar e com a ajuda de Deus encontrar respostas às questões da minha vida. O ano passado, tive a oportunidade de integrar as Equipas de Jovens de Nossa Senhora, onde até ao momento, tenho conseguido partilhar e aprofundar a minha fé”, manifestou.

 

Carlos Xavier, de 66 anos, foi também confirmado na fé nas Caldas da Rainha, mas vem de um grupo diferente, o grupo de adultos. Segundo conta, após algum tempo de ausência decidiu retomar à vida cristã. Considera que a sua família teve um papel importante, mas afirma que a sua decisão deve-se à iniciativa própria. A concretização do Crisma “tem significado na resolução que tomei, da minha reaproximação à Igreja. Ao fim de alguns anos, que não acaba mas que culminou com este Sacramento de fé, de carácter em relação àquilo que nós acreditamos – o caminho para a vida eterna, na fé em Deus e em Jesus Cristo. A minha família sempre foi ligada à Igreja, os meus filhos foram acólitos e a minha esposa e nora pertencem a grupos corais da paróquia. Mas esta resolução foi apenas e exclusivamente minha”, referiu. Carlos Xavier realçou ainda o contributo muito positivo que recebeu da parte do pároco Joaquim Duarte, nesta sua decisão, apesar de às vezes discordar com algumas das opiniões do sacerdote.

 

Na homilia da celebração, o cónego Álvaro Bizarro desafiou os crismandos a evangelizarem e serem instrumento ao serviço de Deus: “Beneficiados pelo Espírito Santo, pedimos e recebemos a paz e a missão. Exprimimos na oração, na liturgia, também na caridade e no serviço aos mais pobres, mas não descansamos enquanto cada habitante desta cidade, não acolher o dom do Senhor, não conhecer o nome de Jesus e não o servir. Temos consciência do tesouro que transportamos, o único e o mesmo Jesus e possuímos um bem extraordinário para oferecer ao mundo. Como dizia o nosso Papa Bento XVI, «Jesus só ofereceu Deus ao mundo, a Igreja não tem mais nada, senão Deus para oferecer ao mundo!»”.

 

 

João Polónia

 

 

Jornal das Caldas N.º 999 Semanário, de 22 de Junho de 2011 - Ano XIX 

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/06/22/jovens-e-adultos-recebem-o-sacramento-do-crisma/

 

Comments: 0
http://www.jornaldascaldas.com/wp-content/uploads/2011/06/primeira_999.pdf
http://www.jornaldascaldas.com/wp-content/uploads/2011/06/primeira_999.pdf