Início do Ano Pastoral paroquial desafia caldenses à conversão e edificação do projeto de Deus

(A celebração que marcou o início do Ano Pastoral  juntou grande parte da comunidade paroquial e contou com a presença do Agrupamento de Escuteiros 337 da cidade) | foto e texto João Polónia info@joaopolonia.com
(A celebração que marcou o início do Ano Pastoral juntou grande parte da comunidade paroquial e contou com a presença do Agrupamento de Escuteiros 337 da cidade) | foto e texto João Polónia info@joaopolonia.com

“É um ano certamente muito importante marcado pela proposta que o nosso bispo nos faz a toda a diocese, propondo-nos um sínodo diocesano com o lema ‘o sonho missionário de chegar a todos’. Sínodo, que significa caminho que se faz com, aponta-nos para um grande trabalho em comunidade. É necessário também encontrarmo-nos em tempos de convívio, para conhecermo-nos mais e partilharmos em conjunto”. As palavras são do pároco cónego Joaquim Duarte, durante a Eucaristia vespertina de 4 de outubro, que solenizou a abertura do Ano Pastoral 2014/2015, caracterizando as prioridades dos paroquianos de Caldas da Rainha para um “ano de graça”, de vivência profunda em comunhão, tornando-os úteis no testemunho e no amor ao próximo.

 

Na Igreja Nossa Senhora da Conceição e perante a comunidade paroquial reunida, o sacerdote na sua homilia disse que o sínodo diocesano, convocado pelo Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente para 2016, começa agora e deve mover já os cristãos a levar a todos a salvação que brota da cruz. Segundo o presbítero, é neste ambiente festivo que a Palavra de Deus há de estimular um ano muito particular de “conversão e regresso a Deus, na Igreja que é santa, apesar do peso do pecado dos seus membros”.

 

O padre Joaquim Duarte lembrou os presentes que segundo as últimas estatísticas realizadas na paróquia, só 6% da população existente na cidade, participa na vida comunitária de fé junto dos sacramentos. Preocupado com esta realidade, que “infelizmente” não tem sofrido alterações nos últimos anos, o pároco diz que é urgente reforçar a comunicação através do “testemunho e do exemplo daqueles que são crentes no Senhor”, para dar a conhecer Jesus Cristo vivo e ressuscitado aos restantes “94% de irmãos nossos que Deus ama e quer fazer caminho com todos”.

 

“Para sermos uma vinha que produza mesmo o bom vinho que Jesus deseja, há muito que fazer a todos os níveis, de formação cristã, de idades, de culturas e situações diversas”, frisou o responsável da paróquia caldense, fomentando o valor e a redescoberta da Palavra de Deus que congrega num grande desafio, “para não ficarmos derrotados e iludidos, porque às vezes há muito esse risco em Igreja”.

 

“Vamos ao Senhor que não cessa de nos mostrar a sua bondade e misericórdia, e na grandeza da profundidade da alegria, pelos sacramentos recebidos, Deus continua a manifesta-nos incessantemente, que nos ama, nos perdoa e nos quer chamar à vivência profunda já, e não apenas só na gloria do céu”, apelou o sacerdote aos católicos da cidade, para uma maior participação na verdadeira alegria e paz em Cristo, capacitados por Ele a serem “comunidade útil para o mundo de hoje”.

 

Após a celebração, os cristãos juntaram-se num jantar convívio partilhado no Auditório do Centro Paroquial, concretizando a proposta do cónego Joaquim Duarte, que há uma década serve a paróquia caldense, transmitindo a necessidade destes encontros, e de fazer mais e melhor comunidade no aperfeiçoamento da fé e da vida cristã. A ocasião serviu também para os paroquianos conhecerem mais de perto o novo vigário paroquial de Caldas e Coto, padre Samuel Pulickal Joseph, recentemente ordenado presbítero na sua terra natal, em Cochim (Índia), que na semana anterior foi apresentado em todas as Eucaristias paroquiais.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas nº 1172 de 15 de outubro de 2014)

http://jornaldascaldas.com/Inicio_do_Ano_Pastoral_paroquial_desafia_caldenses_a_edificacao_do_projeto_de_Deus_


http://oesteglobal.com/journalnews/Inicio_do_Ano_Pastoral_paroquial_desafia_caldenses_a_edificacao_do_projeto_de_Deus_

(clique na imagem para ampliar)
(clique na imagem para ampliar)
(clique na imagem para visualizar vídeo)
(clique na imagem para visualizar vídeo)

caso pretenda adquirir fotografia deste acontecimento, contate através do formulário

Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 2
  • #2

    P. Carlos Paes (Thursday, 16 October 2014 19:36)

    Parabens ao joaopolonia pelo excelente trabalho desta folha e pelo conteúdo que nela partilham e que acho muito rico!
    P. Carlos Paes, Pároco de S. João de Deus

  • #1

    Ayane Silva (Thursday, 16 October 2014 01:29)

    Muito bom Parabéns!

    Ayane Silva
    (Paróquia de Alcântara)

Classifique (de 1 a 5) a importância do noticiário religioso nos Órgãos de Comunicação Social da Região Oeste:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.