Foz do Arelho vive encenação da Via Sacra ao vivo

 

4 de Abril de 2012

Representação da caminhada de Jesus até ao Calvário
Representação da caminhada de Jesus até ao Calvário

A comunidade da Foz do Arelho da paróquia de Serra do Bouro em Caldas da Rainha recriou a Via Sacra ao vivo pelas ruas da vila, representando as catorze estações da caminhada de Jesus desde do pretório de Pilatos até ao Calvário, na noite de 31 de março.

 

Crianças, jovens e adultos de diversos movimentos e grupos da paróquia, figuraram as personagens da Via Sacra, conseguindo recriar de forma quase real a Paixão de Cristo ao longo do percurso.

 

O JORNAL das CALDAS falou com o pároco Rui Gregório, o qual salientou o verdadeiro significado do evento religioso, “rezar a Via Sacra é meditar, de modo especial, os últimos momentos da vida de Jesus marcados pelo amor e pela fidelidade diante da rejeição, da violência, da ingratidão, da injustiça e da morte; Jesus assumiu assim as consequências de estar neste mundo que é nosso”.

 

A encenação da Via Sacra consiste numa tradição antiga importada pelos peregrinos que iam à Terra Santa e que ganha um especial sentido neste tempo da Quaresma em ordem à preparação da Páscoa, celebrando a Paixão (sofrimento), Morte e Ressurreição de Jesus. Assim, os cristãos são convidados a fazer a relação entre estes momentos, “a nossa vida e a deste mundo”, reforçou o sacerdote alertando que “não é para ficar preso no sofrimento e na morte, mas sim reconhecer também aí o amor e a presença de Deus”, tal como na hora do óbito injusto de Jesus.

 

O responsável da comunidade da Foz do Arelho manifestou a beleza da Via Sacra encenada, proporcionando aos fiéis um ambiente acolhedor que convidou à oração, “uma ajuda preciosa para a vivência desta Semana Santa em que os cristãos celebram o centro e a festa mais importante da sua fé, a Páscoa”, garantiu o padre Rui Gregório agradecendo o contributo e a participação da população local e das dezenas de pessoas vindas dos diversos pontos do concelho das Caldas, que acompanharam esta peregrinação cristã.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/04/04/foz-do-arelho-vive-encenacao-da-via-sacra-ao-vivo/

 

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 0