Equipas de Nossa Senhora celebram Dia do Setor

20 de junho de 2012

(O convívio juntou os casais das equipas de Alcobaça, Benedita, Caldas, Óbidos e Peniche)
(O convívio juntou os casais das equipas de Alcobaça, Benedita, Caldas, Óbidos e Peniche)

As Equipas de Casais de Nossa Senhora (ENS) do Setor de Caldas da Rainha encerraram as suas atividades do ano 2011-2012, no Parque dos Monges em Chiqueda – Alcobaça a 17 de junho.  

 

O convívio juntou os casais das equipas de Alcobaça, Benedita, Caldas, Óbidos e Peniche, e contou com a presença da Equipa de Jovens de Nossa Senhora, que com as suas famílias viveram um dia marcado pela partilha e oração.

 

O encontro dos casais proporcionou ainda uma visita guiada ao Jardim Bíblico do Parque dos Monges conduzida por uma animadora que vestiu a pele de monja cisterciense, explicando a simbologia litúrgica das espécies e a importância da intervenção das religiosas consagradas, que habitavam no Mosteiro de Santa Maria de Cós. A recriação histórica da Ordem de Cister incutiu ao grupo com mais de 100 cristãos, de várias idades, uma atitude pedagógica ao nível da educação e sensibilização ambiental.

 

Após alguns meses aberto ao público, o Parque dos Monges acolheu a primeira Eucaristia e recebeu a bênção pela mão do padre Joaquim Nazaré. O assistente do Setor de Caldas da Rainha presidiu à celebração da missa campal das ENS considerando que foi “a melhor forma de inaugurar este espaço, que pretende ser uma pequena capela ou oratório”, acima de tudo “um local de acolhimento, de oração e de encontro com Deus”.

 

Na homilia, o sacerdote aplicou a liturgia dominical à vida conjugal, familiar e pessoal. “A perspetiva do Evangelho salienta o ciclo da árvore, desde que a semente é lançada à terra, do seu nascimento e crescimento, até à extração de frutos maduros”, sublinhou o padre Joaquim fazendo uma alusão simbólica à vida dos cristãos, a fim de atingirem os seus horizontes e ideais. A segunda ideia do Evangelho “passa pela abertura pessoal aos outros, membros da família, e da família aberta à comunidade para ser capaz de acolher e de dar o essencial para esta ideia”, concluiu o presbítero.   

 

O sacerdote lembrou na eucaristia D. Albino Cleto, recentemente falecido. No exercício do seu ministério presbiteral, D. Albino fez parte da equipa formadora do Seminário de Almada na qualidade de Vice-Reitor, foi pároco da paróquia da Estrela, membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra do Patriarcado e nomeado bispo auxiliar de Lisboa, com o título de Elvira pelo Papa João Paulo II em 1982. O padre Joaquim Nazaré considerou importante recordar o prelado, porque faz parte de “realidades que têm muito a ver com a nossa vivência diocesana”.

 

O JORNAL das CALDAS falou com o Conselheiro Espiritual do Setor de Caldas da Rainha, padre Joaquim Nazaré, o qual destacou a importância dos encontros de casais como manifestação da “dimensão da família enquanto Equipas de Nossa Senhora, que com os mais novos e os mais velhos integram a mesma mística da espiritualidade familiar e conjugal”.

 

A equipa do Setor de Caldas fez um balanço positivo dos últimos três anos, referente ao mandato que cessa, “houve uma boa participação, de adesão, dinamismo e integração dos casais”, revelou o padre Joaquim, manifestando que “a vinda de novos casais vai ocupando lugar daqueles que vão partindo, ou pela idade deixam de cooperar nas equipas, este é o ciclo natural do movimento”. Segundo o responsável, “existe uma boa capacidade de renovar”, ao longo do tempo “novos casais com a aptidão de inovar”, ajudam na ação evangelizadora e na “dinâmica pastoral da espiritualidade conjugal”.

 

As ENS são um movimento de espiritualidade conjugal, cujo objetivo visa auxiliar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos, um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros sob a proteção de Maria.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

(Jornal das Caldas nº 1051 de 20 de junho de 2012)


Free counter and web stats

 

Comente esta notícia:

Comments: 0