Católicos celebram Corpo de Deus no feriado

21 de junho de 2017

Na passada quinta-feira, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus, feriado em Portugal, foi vivida nas Caldas da Rainha com dois momentos expressivos. Pela manhã, três dezenas de adolescentes renovaram o batismo em profissão de fé, junto de suas famílias, catequistas e comunidade paroquial, durante a eucaristia, seguida de procissão com Jesus sacramentado pelas ruas da cidade.

 

“Jesus é o pão vivo que nos alimenta na caminhada da vida. Jesus é o bom pastor que nos faz viver em comunhão com a grande família de Deus, a Igreja. Jesus é o amigo que continua a dar-nos a sua vida para vivermos n'Ele. Jesus é a luz que nos guia e ilumina na nossa vida. Vamos confirmar perante toda a comunidade aquilo que nossos pais e padrinhos disseram por nós no dia do batismo. Com fé e entusiasmo vamos louvar o Senhor”. Foi com estas palavras que os catequizandos do 6º volume da catequese caldense iniciaram a celebração na Igreja Nossa Senhora da Conceição, com o padre Alfredo Dionísio Ferreira a manifestar a “alegria” de ver a casa dos batizados “cheia” e juntos na fraternidade, responderem “sim ao Senhor, convivendo à volta da única mesa”, para serem “alimentados pela mesma palavra”.

 

Para reviver melhor o sacramento do batismo, que na infância lhes foi administrado e testemunhado, responsáveis na fé simbolizaram o gesto durante a missa. Entoando o cântico “esta luz de cristo vou deixá-la brilhar”, alguns educadores acenderam as velas através do círio pascal transportando a luz aos jovens. Estes, irradiados pela luz de Cristo e erguendo as suas velas acesas, renovaram as promessas batismais solenemente, confirmando dar continuidade à missão em Igreja, aprofundando a sua fé com “coragem para viverem com alegria o ideal cristão”. “Declaro que reconheço Cristo presente na minha vida e no amor dos irmãos, assim Deus me ajude com a sua graça, e vós irmãos com o testemunho da vossa vida”, foi declarado em representação do grupo.

 

O sacerdote na sua homilia sustentou que a “vida do cristão” deve ser marcada por uma caminhada a percorrer “sem preguiça mas com fidelidade”, capaz de alcançar a vida eterna com a entreajuda de todos os irmãos. “A nossa caminhada para Deus será mais feliz e mais fácil de concretizar, se estivermos unidos em amor fraterno; sentimos que temos um só pão, um só pai que é Deus, e um só espírito que nos anima, dando-nos a sua luz e a sua força”, apontou.

 

“O senhor escondido”. A expressão do Pastorinho de Fátima, Francisco Marto, recentemente canonizado santo pelo Papa Francisco, foi lembrada aos adolescentes pelo padre Joaquim para explicar o significado da festividade litúrgica. A custódia guarda o Corpo de Cristo através da hóstia maior do que aquela que os crentes comungam, para ser visualizada à distância. O presbítero lançou o convite: “Neste dia de festa vamos levá-lo pelas ruas da nossa cidade para indicar e dizer ao povo que Jesus Cristo está sempre presente no meio de nós”.

 

Os católicos e paroquianos responderam positivamente ao apelo da paróquia caldense ao engalanar janelas e varandas ao longo do trajeto. Acompanhando a pé e de dentro de suas casas, este ano houve um aumento significativo de participantes na celebração. Depois da caminhada de fé pelas artérias da cidade, com os adolescentes a integrarem a procissão, os fiéis regressaram ao interior da Igreja para receberem a bênção do Santíssimo Corpo de Cristo. Na despedida emocionada, ambos cantaram a uma só voz: “Cristo vence, Cristo reina, Cristo, Cristo impera”.

 

 

João Polónia

 

(notícia João Polónia, publicada no Jornal das Caldas de 21 de junho de 2017)

 

https://jornaldascaldas.com/Catolicos_celebram_Corpo_de_Deus_no_feriado