Vigília de Oração pela Paz acolhe jovens na Benedita

18 de Janeiro de 2012

Oração junto da cruz
Oração junto da cruz

 

Mais de duas centenas de jovens rezaram pela paz, numa vigília de oração promovida pelo Departamento da Juventude da Vigararia Alcobaça-Nazaré, que decorreu na igreja paroquial da Benedita durante a noite do passado dia 7, com o tema “Educar os jovens para a justiça e a paz”, à luz da mensagem do Papa Bento XVI, por ocasião do Dia Mundial da Paz.

 

Os jovens e adolescentes representantes das quinze paróquias da vigararia mais a norte da Diocese de Lisboa viveram um momento ‘ao estilo’ de Taizé, que visou o convite à meditação da Palavra de Deus. Num ambiente acolhedor à luz das velas e com decoração apropriada, a vigília vicarial acolheu momentos de reflexão pessoal através de preces e breves leituras, auxiliadas com cânticos simples e harmoniosos permitindo facilmente entrar no espírito e no sentido da oração, recriando as celebrações da comunidade de Taizé em França.

 

No início do encontro orante, cada participante recebeu uma pequena tira de papel para escrever o compromisso que o ajudasse a sentir-se ligado a Jesus Cristo. Este gesto, atitude de fé, esperança e amor, construiu uma corrente, “símbolo do nosso desejo de permanecermo-nos unidos a Cristo e uns aos outros, para que juntos, e com Ele, nos colocarmos ao serviço do bem”, explicou a organização.

 

O vigário Armindo Reis na homilia desta celebração fez o apelo à procura da verdade e da liberdade cristã estabelecendo uma relação viva com Deus, como modelo de justiça e de paz. Nesta oração “estamos a fazer este ato de confiança com Deus, convictos que Ele é nosso salvador e que n’Ele encontramos essa paz”, afirmou o sacerdote. “Seremos portanto felizes se acreditarmos em Jesus Cristo e O seguirmos através dos seus caminhos”, concluiu o responsável da paróquia da Benedita.

 

“Estes momentos de oração são muito importantes, porque permite juntar os jovens das várias paróquias da nossa vigararia unidos pelo apoio do Papa à oração, centrados no tema deste ano para o Dia Mundial da Paz, onde a educação da paz e justiça deverá vir das famílias”, revelou Tiago Bogalho. Este animador responsável da paróquia da Benedita desafia todos os jovens e adolescentes irreverentes a participarem em dinâmicas de oração semelhantes, a realizar mensalmente alternadamente em cada paróquia da vigararia, “pois são expressão do amor de Deus”.

 

Após a noite de oração, os jovens e algumas dezenas de adultos das diversas comunidades paroquiais presentes nesta atividade juvenil foram convidados a permanecer em atitude individual orante junto da cruz.

 

Num tempo profundamente marcado pelo sentimento da crise, falência e desânimo, o Papa Bento XVI expressa por sinais de esperança na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2012 (1 de janeiro). A mensagem tem como destaque os jovens como agentes de mudança, convocados a ser fermento de confiança no novo ano que se inicia, com atenção especial ao papel das famílias. O documento é direcionado também a todas as componentes educativas, bem como aos responsáveis nos diversos âmbitos da vida religiosa, social, política, económica e aos media.

 

Bento XVI considera prioritário “prestar atenção ao mundo juvenil, saber escutá-lo e valorizá-lo para a construção dum futuro de justiça e de paz”, não apenas como uma oportunidade, “mas um dever primário de toda a sociedade”. Um os principais objetivos do Pontífice trata-se de comunicar aos jovens “o apreço pelo valor positivo da vida, suscitando neles o desejo de consumá-la ao serviço do Bem”. “Esta é uma tarefa, na qual todos nós estamos, pessoalmente comprometidos”, salienta o líder mundial da Igreja Católica.

 

O Santo Padre assegura que “é na família que os filhos aprendem os valores humanos e cristãos que permitem uma convivência construtiva e pacífica”, onde através do seio materno, “aprendem a solidariedade entre as gerações, o respeito pelas regras, o perdão e o acolhimento do outro”, considerando ser “a primeira escola, onde se educa para a justiça e a paz”, reforça Bento XVI.

 

 

João Polónia/Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/01/19/vigilia-de-oracao-pela-paz-acolhe-jovens-na-benedita/

 

Comente esta notícia:

Comments: 0