Paróquias do Oeste na VIII Jornada Diocesana da Juventude

 

21 de Abril de 2010

© João Polónia
© João Polónia

O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa em conjunto com a Vigararia XV, organizaram, no passado domingo, a VIII Jornada Diocesana da Juventude em Alcobaça, com o tema “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10,17).

 

Os cerca de 700 jovens inscritos, representantes das diversas vigararias da Diocese de Lisboa, contando com participação activa da zona pastoral Oeste (Paróquias de Bombarral, Óbidos, Peniche, Alfeizerão, Benedita, Caldas da Rainha, entre outras), viveram um grande dia de encontro com Cristo, com a Igreja e com a presença do Patriarca, D. José Policarpo.

 

Neste ano de 2010 passam 25 anos desde João Paulo II teve a intuição do Espírito para instituir um Dia Mundial da Juventude. Foi em Dezembro de 1985. Nesse mesmo ano, tinha escrito a Carta Queridos Amigos, pela primeira vez dirigida especificamente aos jovens de todo o mundo, comemorando aí a passagem evangélica do encontro de um homem (jovem) com Jesus. O Papa Bento XVI continuou esta herança da importância que a Igreja dá aos jovens. Por isso, a sua Mensagem para o XXV Dia Mundial da Juventude vai precisamente buscar o mesmo tema do início: Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?


Foi com alegria e muita energia, que os presentes iniciaram o acolhimento pela manhã no Merco-Alcobaça, seguido de abertura solene, onde demonstraram estar preparados para viver mais um desafio na aprendizagem, oração e partilha. Em peregrinação, deslocaram-se em grupos para determinados locais, existindo actividades propostas. Apostando na formação cristã dos jovens, a organização preparou workshops, convidando oradores especializados em determinadas áreas, numa diversidade de temas actuais com impacto na sociedade. Após o almoço partilhado, os participantes divertiram-se em ambiente de festa e música, num pequeno concerto na companhia do grupo Anima Cristi.

 

Antecedendo a Missa, a conversa com o Patriarca, é certamente o momento alto das Jornadas Diocesanas da Juventude. O encontro decorreu no antigo refeitório dos Monges, no Mosteiro de Alcobaça, proporcionando um diálogo bastante próximo e aberto com os jovens, D. José Policarpo, destacou os pontos essenciais da Mensagem do Papa, partilhou alguns dos seus testemunhos sacerdotais e permitiu à juventude que lhe colocassem as questões que foram surgindo ao longo do dia. Culminou o evento, com a celebração eucarística presidida pelo Patriarca de Lisboa acompanhado de sacerdotes e diáconos da Diocese, junto dos jovens em comunhão com a comunidade paroquial.

 

 

João Polónia

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/04/21/paroquias-do-oeste-na-viii-jornada-diocesana-da-juventude/

 

Comments: 0