JOVEM ALCOBACENSE É UM DOS NOVOS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE LISBOA

 

Duarte Morgado ordenado por D. José Policarpo

5 de julho de 2012

Cerimónia decorreu no Mosteiro dos Jerónimos
Cerimónia decorreu no Mosteiro dos Jerónimos

O sonho de Duarte Morgado está concretizado. O jovem de 24 anos da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça é um dos novos presbíteros da Diocese de Lisboa, após ter recebido o Sacramento da Ordem pelas mãos de D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca, no passado domingo.

 

Na celebração presidida pelo Patriarca de Lisboa foram consagrados a Deus, mais quatro sacerdotes e três diáconos. Dezenas de cristãos das paróquias da Vigararia Alcobaça/Nazaré marcaram presença no Mosteiro dos Jerónimos, para testemunhar o compromisso presbiteral do jovem Duarte Morgado.

 

Na sua homilia, D. José Policarpo recordou a importância do poder sacramental da Igreja, que através da conversão e absolvição dos pecados, administra aos cristãos segundo Jesus Cristo. “A Igreja pelo seu poder sacramental tem a força de fazer o que só Jesus pode fazer, ao impor-vos as mãos, eu faço aquilo que só Ele pode fazer”, afirmou o responsável da Diocese de Lisboa considerando ser a manifestação “mais bela e decisiva” no exercício do ministério sacerdotal.

 

Para o Cardeal-Patriarca a “fé sem limites” e a “confiança total” em Deus são a chave para o contato pessoal com Jesus, que gera uma “força amorosa e redentora”.

 

O Patriarca de Lisboa afirmou ainda que não vale a pena dizer que a Igreja está atualizada ou retrógrada, porque “a compreensão que a Igreja tem da vida” brota da relação de proximidade com Cristo, e leva-nos a “redescobrir a beleza da criação, com a sua capacidade de amar, de verdade e inteligência”, através da sua “vocação de comunidade”.

 

O Cardeal-Patriarca, que tem raízes na região, concluiu a homilia da missa de ordenações, desafiando os cristãos a abrir “o nosso coração a este contacto pessoal com Jesus”, pois a partir d’Ele “renova-se a nossa vida e seremos através d’Ele focos transformadores do mundo em que vivemos”.

 

texto/foto JOÃO POLÓNIA

 

(Foto João Polónia em destaque na primeira página: «Duarte Morgado foi ordenado em Lisboa») 

 

Região de Cister nº 985 de 5 de julho de 2012

(clique na imagem para ampliar primeira página)
(clique na imagem para ampliar primeira página)
(clique na imagem para ampliar página)
(clique na imagem para ampliar página)
Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 0