Duarte Morgado é um dos novos diáconos da Diocese de Lisboa


2 de Dezembro de 2011

 

Duarte Morgado, da paróquia de Alcobaça, recebeu o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, no Mosteiro dos Jerónimos, no passado domingo.

 

O jovem, natural de Alcobaça, é um dos três novos diáconos da Diocese de Lisboa e será ordenado sacerdote dentro de oito meses.

 

D. José Policarpo, na homilia, salientou o início do tempo litúrgico do Advento, referindo-se à esperança como “valor essencial de toda a vida cristã”, na sociedade civil onde é emergente cultivar e anunciar a “presença de Deus no meio de nós”. O Patriarca de Lisboa reforçou ainda que “esta dimensão sobrenatural não anula a esperança humana, antes ajuda os homens a encontrarem o verdadeiro fundamento da sua confiança”. Por outro lado, “este sacramento é uma experiência maravilhosa de que Deus age, não de forma mítica, mas transformando os homens”, oferecendo-lhes “a faculdade de exercer com a força de Deus, de serem a expressão visível e sensível de que Deus não abandonou o seu Povo”, manifestou ainda D. José Policarpo.

 

“O Senhor é a minha força! Ele é a minha e a vossa, não é abstracto”, disse Duarte Morgado. Reforçando as palavras do Cardeal-Patriarca de Lisboa nesta celebração, o jovem diácono declarou “sentimos esse amor, essa presença de Deus, Ele hoje esteve nos Jerónimos e está em casa de cada um”. “Sou diácono, não por um estatuto, mas porque Deus quer e o Mundo precisa”, concluiu.

 


texto/foto João Polónia

 

Comente esta notícia:

Comments: 0