D. José Policarpo benze Igreja restaurada de Alfeizerão

 

21 de Dezembro de 2011

Igreja restaurada de Alfeizerão benzida pelo Cardeal-Patriarca
Igreja restaurada de Alfeizerão benzida pelo Cardeal-Patriarca

 

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa procedeu à bênção e inauguração das obras de restauro, e conservação da igreja paroquial S. João Baptista de Alfeizerão, na Eucaristia dominical de dia 11, acolhendo a participação de mais de 400 pessoas.

 

A restauração da igreja caracteriza um investimento de cerca de 230 mil euros, utilizados para melhorar as condições de acolhimento, permitindo à comunidade cristã realizar a sua ação litúrgica, dotada de 350 lugares sentados. Depois da última intervenção realizada há 60 anos, a igreja paroquial de Alfeizerão “já demonstrava sinais de degradação tanto a nível interior como exterior, necessitando de obras de reparação e conservação”, revelaram os arquitectos, Rui Rebelo e Sara Félix.

 

Estes responsáveis mantiveram a espacialidade original do interior rentabilizando a sua funcionalidade. No aspecto exterior da igreja apenas foi modificada a área envolvente do altar, de modo a captar mais luz junto do presbitério, já que não era permitido abrir vãos nas paredes externas. Os arquitectos explicaram que esta transformação consistiu em “retirar os elementos que nos pareciam acessórios, e introduzir novos elementos que marcassem e unificassem os diversos pontos da igreja”. Todos estes elementos foram inseridos com “uma simbologia, de forma a criar uma mais-valia na leitura global do espaço, desde o guarda-vento de entrada até ao altar”, salientaram ainda Rui Rebelo e Sara Félix. As peças de cerâmica que compõe o altar e as estações da Via-Sacra distribuídas ao longo da igreja são autoria dos artistas caldenses, Mário Reis e Victor Reis.

 

No 3º Domingo do Advento, D. José Policarpo, na sua homilia, apelou à “alegria cristã” desafiando os presentes a medir o tipo de alegria que “todos nós procuramos” e as “experiências de alegria que temos na nossa vida”, manifestadas de diversas formas. “Tenho verificado muitas vezes, jovens e adultos nesta busca às vezes desenfreada de alegrias humanas, uma tristeza muito grande no seu coração, pois o que procuraram como fonte de alegria, não lhes trouxe alegria”, afirmou o responsável da Igreja Católica no nosso País. Alegria é uma “sensação de plenitude e harmonia” relacionada com “o mais profundo de nós mesmos”, como o destino, desejos e vocação. O Patriarca de Lisboa afirmou ainda que “nenhuma alegria neste Mundo é definitiva”, apenas será definitiva “na visão de Deus, quando formos chamados a partilhar com Ele, do amor e da sua própria experiência divina”.     

 

As crianças do 4º ano da catequese celebraram a Festa da Palavra neste dia de grande importância para a paróquia. “A Igreja é a Casa onde a Palavra de Deus é proclamada, escutada e acolhida no coração, a fim de se tornar luz da nossa vida e alma da nova evangelização”, salientou o pároco Joaquim Vieira Gonçalves.

 

Para além do prior, concelebraram na Eucarística, o vigário Armindo Reis da Vigararia Alcobaça – Nazaré; o padre Rui de Jesus, Vice-reitor do Seminário de Penafirme e o padre Fernando Escola, Perfeito deste Seminário, que acompanhavam um grupo de jovens seminaristas.

 

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, a Presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Natividade Marques, entre outros autarcas e representantes de instituições locais marcaram também presença neste acontecimento. O responsável do Município congratulou-se pelas obras realizadas considerando ser um momento de grande felicidade para Alfeizerão e para o concelho, porque “hoje Alfeizerão fica com uma das melhores igrejas da região”.

 

Em seguida realizou-se um almoço partilhado no Centro Pastoral e a tarde contou com animação musical pelo grupo ‘Sentinelas da Manhã’ da paróquia de Alfeizerão.

 

Durante todo o dia, a igreja foi bastante visitada pela população local, entre outras pessoas que por curiosidade passavam na vila para admirar a obra edificada.

 

 

João Polónia

Jornal das Caldas

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/12/22/d-jose-policarpo-benze-igreja-restaurada-de-alfeizerao/

 

Comente esta notícia:

Comments: 0