Cela acolhe Vida de Cristo em exposição animada

 

11 de Abril de 2012

Numa organização conjunta entre a Junta de Freguesia da Cela, Paróquia de Santo André e com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, a Vida de Cristo está retratada numa representação animada dinamizada pelo artesão Jaime Roxo, no Salão Paroquial da Cela até ao Domingo II da Páscoa.

 

A mostra reúne dez cenas bíblicas econgrega 70 pequenas peças ilustrativas da vida de Cristo, construídas em madeira com vestes e adereços confecionados à mão, entre elas 50 movimentam-se através de um complexo processo mecânico.

 

Após o sucesso da exposição do presépio animado em dezembro, que recebeu milhares de visitantes, Jaime Roxo recria agora a Vida de Cristo. O autor natural da Cela de Alcobaça revelou que a concretização do novo projeto proveniente de dois meses de trabalho nasceu do convite dos responsáveis autarcas locais e respetivo pároco. O artesão pretende alcançar gradualmente o número de cenas recriadas, até atingir um total de 30.

 

As personagens vestidas segundo a época e os cenários envolventes proporcionam aos visitantes uma recriação histórica de grande simbolismo, que apelam à "reflexão sobre o fio condutor de toda a existência de Jesus, que é o Amor", relevou o responsável da paróquia da Cela, padre António Fialho.

 

O sacerdote afirmou à REGIÃO da NAZARÉ que a exposição comunica o cerne da vida cristã, "só o Amor explica e dá sentido ao que Ele fez e faz por nós". "É esse Amor sem limites quenos move a imitá-Lo", reforçou o pároco António Fialho numa alusão ao tempo pascal.

 

A recriação animada da Vida de Cristo pode ser visitada até 15 de abril, das 10h às 12h30 e das 14h às 20h, no Salão Paroquial da Cela e tem um custo simbólico de 1 euro.

 

 

João Polónia
Região da Nazaré

Clique para ampliar a última página da Região da Nazaré
Clique para ampliar a última página da Região da Nazaré
Free counter and web stats

Comente esta notícia:

Comments: 0