Cardeal-Patriaca inaugura centro pastoral em Alfeizerão

 

9 de Novembro de 2011

 

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, procedeu à bênção e inauguração do Centro Comunitário Pastoral José Nazário, localizado no Casal Pardo, em Alfeizerão no passado dia 6.

 

José Nazário, natural do Casal Pardo, ofereceu o terreno e a construção deste edifício, que integra um centro de convívio para idosos e um espaço para catequese, equipado com 6 salas e um recinto polivalente, destinado a crianças das comunidades do Casal Pardo, Casal Velho e Valado de Santa Quitéria, inseridas na Paróquia de São João Baptista de Alfeizerão. A obra teve o valor de 260 mil euros e abrange uma área de 530,00 m2.

 

D. José Policarpo, referindo-se às novas valências do centro pastoral, desafiou o pároco Joaquim Vieira Gonçalves a pôr as “crianças a contactar com as pessoas idosas, fazendo sentir a beleza do amor”. O Cardeal-Patriarca elogiou o contributo de José Nazário como conterrâneo, dando “um exemplo que hoje em dia é muito difícil de encontrar”, que é utilizar os seus bens e rendimentos “com o destino que esteja de acordo com ‘o coração que vê’, pois é preciso que estes exemplos sejam semente de uma sociedade nova”.

 

Para o Patriarca de Lisboa, a grande crise que o País atravessa deveria ser solucionada com “a capacidade de partilhar não apenas o seu discurso, mas partilhar aquilo que são capazes e podem fazer, assim a solução era fácil”, mas com a perda deste hábito “precisamos cada vez mais de ser uma sociedade solidária”.

 

Paulo Silveira, em representação da comissão de obras referiu que sempre foi desejo de José Nazário fazer a ligação entre jovens e idosos num projecto cristão. Este membro elogiou a postura do benfeitor José Nazário caracterizando com “uma generosidade do tamanho do mundo, que se irá perpetuar ao longo dos tempos nesta terra” pelo suporte da totalidade dos custos.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, foi graças a José Nazário que este projeto “concretizou o sonho de várias gerações”. O responsável do município apelou que “efectivamente, nós precisamos de arranjar espaços de contacto intergeracional”, com a necessidade de integrar os mais velhos na aprendizagem e interação dos meios de comunicação e multimédia, e os mais novos na recuperação de “valores importantes, de honra, de família, de palavra, que é urgente incutir nas gerações mais jovens”.

 

José Nazário visivelmente emocionado e bastante grato em ver um sonho edificado, salientou o empenho dos responsáveis que com ele idealizaram este edifício, e os que o ajudaram a pôr em prática, tão ambicionado pela população do Casal Pardo, onde pretende que “crianças e adultos se tornem bons cristãos e bons cidadãos”. O benfeitor desta obra agradeceu a comparência das diversas entidades e instituições, sublinhando a presença indispensável do Cardeal-Patriarca na inauguração desta casa.

 

A comunidade da zona pastoral do Casal Pardo da Paróquia de Alfeizerão aproveitou este acontecimento para celebrar os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo, num jantar convívio no Salão da Associação Recreativa do Casal Pardo, onde juntou grande parte da população local.

 

 

João Polónia

Jornal das Caldas 

 

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/11/11/cardeal-patriarca-inaugura-centro-pastoral-em-alfeizerao/

 

Comente esta notícia:

Comments: 0